Parceria entre Uesc e Amurc viabiliza curso de extensão para professores da rede municipal

Parceria entre Uesc e Amurc viabiliza curso de extensão para professores da rede municipal. Foto: Ascom

Professores da Rede Municipal de Ensino estão sendo contemplados com o curso de Extensão em Alfabetização e Letramento, através de uma parceria firmada entre a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e a Universidade Estadual de Santa Cruz. A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira, 4, com a participação de representantes das instituições, que reforçaram o objetivo de contribuir para a formação e multiplicação desses conhecimentos no Território Litoral Sul.

A professora e diretora do Departamento de Ciências da Educação da Uesc, Alba Lúcia Gonçalves destacou que o trabalho será desenvolvido ao longo de sete (7) módulos, com professores da própria universidade e a participação de profissionais de 13 municípios associados a Amurc. “Juntos, vamos estar construindo e constituindo lideranças intelectuais, voltadas para o compromisso político e pedagógico da alfabetização das crianças nos municípios”, destacou a professora Alba.

Durante o encontro, a professora Raquel Márcia Fontes Martins, do Centro de alfabetização, leitura e escrita (Ceale) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) abordou o tema: “A estrutura e o funcionamento da língua no nível fonológico e sua relação com a apropriação do princípio alfabético e da ortografia”. O conteúdo gerou reflexões entre os participantes, que agora poderão multiplicar os conhecimentos adquiridos nos próprios municípios.

“Saímos muito satisfeitos do primeiro módulo, que tratou das questões linguísticas do processo de alfabetização e cientes de que temos uma grande responsabilidade que é multiplicar o que foi visto nos municípios. Nosso objetivo é que consigamos organizar uma grande rede de formação continuada, permanente e que dê o resultado que a gente espera, que é uma educação de qualidade para os filhos de trabalhadores da nossa região”, destacou uma professora da rede municipal, Fernanda.

O coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga destacou que o curso já é um divisor de águas, tendo em vista que a alfabetização e o letramento é a porta de entrada das crianças no universo da educação. “Foi um dos momentos mais importantes do Fórum Regional de Educação (Forsec) e da Câmara Técnica de Educação, pois trata da capacitação de base, a alfabetização, aonde a gente tem a oportunidade de formar cidadãos e ter as condição dos primeiros passos da educação”, ressaltou Luciano.

De acordo com o Pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana, o curso consta o que há de melhor na universidade em relação a expertise dos professores do Departamento de Educação da Universidade em uma ação de articulação política e estratégica da Pró-reitoria de Extensão e da Amurc. “Tenho certeza que esse curso surtirá efeitos extremamente positivos nos municípios. Assim, a universidade pode se fazer cada vez mais presente, assumindo a nossa função social, tanto no que diz respeito ao ensino como na extensão, mas levando também, frutos na área de pesquisa”, concluiu.

Participam do curso, profissionais dos municípios de Almadina, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Firmino Alves, Floresta Azul, Itaju do Colônia, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Santa Cruz da Vitória e Ubaitaba.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui