A Prefeitura de Prado, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou na manhã desta segunda-feira (30), 4.000 (quatro mil) mudas de mandioca para os produtores da agricultura familiar que desenvolverão os futuros viveiros e plantio da mandioca.
Para o prefeito Gilvan da Silva, investir em agricultura é fortalecer o homem do campo. “A zona urbana depende do homem do campo e o produtor merece nossos investimentos e atenção para melhores condições de trabalho”, disse.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, os trabalhos do PAT (Plano de Ação Territorial) já estão sendo executados em nosso município, desde o início de julho e agosto, onde se deu início a uma formação semipresencial de agricultores do extremo sul da Bahia, sobre os 05 elementos da produtividade da mandiocultura, onde através de 05 aulas on-line, aconteceu a capacitação dos produtores do município.
À conclusão da segunda etapa, desta capacitação é a Implantação da unidade demonstrativa, onde os produtores irão usar a tecnologia aprendida na capacitação, nas suas áreas, com intuito de sair de uma produtividade de 10 toneladas por hectare, para acima de 40 toneladas por hectare.
O projeto idealizado em parceria entre Banco do Nordeste, governo municipal, Suzano e a Biofábrica abriu oportunidades para produtores do município buscarem alternativas que possam melhorar a agricultura na região.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura do município Lenilson Felipe dos Santos, a implantação do projeto em Prado é motivo de orgulho e alegria, os resultados são visíveis e muito satisfatórios. “Hoje com o projeto os produtores já enxergam a mandiocultura com outros olhos. Eu acredito na expansão do projeto no município, que vamos alcançar um número considerável de produtores.”, concluiu.