Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado possibilita modernização do trânsito em Teixeira

Secretário de Segurança e Cidadania, capitão Álvaro Vieira. Fotos Ascom PMTF

Em nota enviada à imprensa, o secretário de Segurança e Cidadania, capitão Álvaro Vieira, comentou sobre as mudanças que, em breve, serão realizadas em vários pontos de Teixeira de Freitas.

Segundo o texto da Assessoria, uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas irá realizar ações com o objetivo de modernizar o trânsito do município. Para a primeira etapa está prevista a compra de cinco conjuntos de semáforos. A compra dos equipamentos será feita pelo Departamento Estadual de Trânsito e a abertura do procedimento licitatório está marcada para o próximo dia 15 de maio.

Vista da rotatória da Pão Gostoso, um dos trechos que serão modificados

O secretário capitão Álvaro Vieira ressaltou que a modernização do trânsito é um compromisso desta gestão. “Conforme foi anunciado pelo prefeito Temóteo Brito desde o início da gestão, foi firmada uma parceria com o Detran-BA no sentido de fazer o planejamento semafórico da cidade. Com esta parceria estamos recebendo periodicamente visita de três engenheiros do Departamento Estadual de Trânsito para fazer o levantamento topográfico e o mapeamento desses trechos”.

O procedimento será realizado em diversas fases: “Este procedimento será realizado em diversas etapas, na primeira, serão contemplados cinco trechos da cidade, serão instalados cinco conjuntos semafóricos”, disse o secretário, que prosseguiu: “Esta etapa nós finalizamos esta semana pois os engenheiros de trânsito fizeram a entrega das plantas com as informações do que seria necessário realizar nas vias para que recebessem os novos equipamentos, sinalizando que estes novos equipamentos já estão em licitação e a abertura do procedimento licitatório está marcado para o próximo dia 15 de maio”.

A modernização do trânsito será realizada com um investimento de R$ 500 mil por parte do Governo do Estado, e dentro da contrapartida da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas está o trabalho de engenharia de tráfego. “Dentre as informações que foram passadas para nós do que é necessário ser realizado nos locais que receberão estes equipamentos, está o nivelamento do solo, a pavimentação do local, a sinalização horizontal e vertical, enfim, que façamos todo o trabalho de engenharia para receber estes equipamentos”, explicou.

O secretário contou quais trechos serão modificados e os que receberão os novos semáforos nesta primeira fase. “Os trechos que serão contemplados a região da rotatória do Gonzagão, onde fica localizada a Padaria Pão Gostoso, a sinalização na rotatória que faz a união da avenida Paulo Souto com a Padre Anchieta, também a avenida ACM, nas duas ruas que passam pela lateral do Mercadão haverá uma modificação da sinalização, no cruzamento da avenida Marechal Castelo Branco com a ACM que também haverá modificação na sinalização, haverá novos equipamentos no retorno da avenida Marechal Castelo Branco com a avenida Princesa Isabel, haverá mudança na sinalização e instalação de equipamentos no cruzamento da avenida Presidente Vargas com Engenheiro Pires, também no Pedro Álvares Cabral com avenida Presidente Vargas, estes são os trechos contemplados nesta primeira etapa e uma licitação orçada em torno de meio milhão de reais”.

A expectativa é que esta primeira etapa seja implantada no segundo semestre deste ano. “Nós esperamos que esta etapa seja implantada até o final deste segundo semestre de 2018, como a licitação está marcada para o dia 15 de maio e o vencedor da licitação tem o prazo de 120 dias para instalar os equipamentos e ao final desta etapa nós retornaremos com a parceria com os engenheiros do Detran-BA para dar continuidade a segunda etapa onde serão contemplados mais trechos do município”.

Em resumo, veja os trechos que receberão nova sinalização e sofrerão, com isso, pequenas alterações

  • Rotatória do Gonzagão, onde fica localizada a Padaria Pão Gostoso;
  • Rotatória que faz a união da avenida Paulo Souto com a Padre Anchieta;
  • Avenida ACM, nas duas ruas que passam pela lateral do Mercadão com modificação de sinalização;
  • Cruzamento da avenida Marechal Castelo Branco com a ACM;
  • Instalação de novos equipamentos no retorno da avenida Marechal Castelo Branco com a avenida Princesa Isabel;
  • Mudança de sinalização e instalação de equipamentos no cruzamento da avenida Presidente Vargas com Engenheiro Pires;
  • Ligação da Pedro Álvares Cabral com avenida Presidente Vargas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui