Com o objetivo de levar segurança para o ambiente escolar, o projeto “Ronda Escolar”, que é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia e Prefeitura de Itabela, vai ser lançado oficialmente durante uma solenidade nesta quinta-feira (08), às 9h, no Pelotão da Polícia Militar de Itabela, no centro da cidade. O evento contará com a presença do comandante da 7ª CIPM de Eunápolis, major Florisvaldo Ribeiro, do prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto, policiais militares, dentre outras autoridades.
O projeto visa estabelecer a aproximação da polícia nas escolas, com o intuito de afastar os estudantes da criminalidade, a partir de ministração de palestras sobre deveres e obrigações dos jovens, importância da manutenção da ordem e disciplina, além do acompanhamento dos pais no rendimento escolar dos filhos.
O comandante da 7ª CIPM de Eunápolis, major Florisvaldo Ribeiro, destacou a importância do projeto no enfrentamento à criminalidade. “Nessa perspectiva, este projeto objetiva uma segurança pública que visa à construção dos direitos humanos, a partir do exercício da cidadania. Este é o ponto de partida para o desafio de buscar novas formas de policiamento no momento em que aproxima o efetivo policial da comunidade infanto-juvenil”.
O prefeito Luciano Francisqueto ressaltou os benefícios do projeto para a comunidade escolar. “Com a proximidade dos policiais nas escolas, os estudantes só têm a ganhar na perspectiva de crescerem cidadãos de bem e longe da criminalidade. Tenho certeza que o resultado do projeto será um sucesso”.
O comandante do Pelotão da Polícia Militar de Itabela, tenente Diego Araújo, ressaltou como serão as ações nas escolas do município. “A missão do projeto é a junção de rondas externas nas proximidades nas unidades escolares e palestras a fim de proporcionar a segurança como um todo, não de interferir na educação que cabe à escola”.