O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC completa 10 anos de um trabalho de grande relevância para a população eunapolitana, ampliando o acesso à justiça para população que necessita de atendimentos jurídicos gratuitos. Seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, o CEJUSC trabalha com mediação entre as partes, reduzindo o número de processos e auxiliando as partes a chegar a um acordo que seja satisfatório para todos os envolvidos com maior agilidade.
Somente no último ano mais de 3.000 pessoas foram beneficiadas em Eunápolis. Rosália dos Santos, dona de casa e recém separada, passou por muitas dificuldades financeiras e emocionais e procurou o CEJUSC. “Fiquei sabendo do CEJUSC por uma vizinha e foi de grande valia pois eu não ia ter condições de pagar por isso e só ia ser dor de cabeça. Mas agora está tudo resolvido”, disse a dona de casa agradecida.
Segundo a coordenadora do CEJUSC e mediadora judicial Leila Monteiro, a parceria com a Prefeitura faz toda diferença para manutenção do setor. “Trabalhamos com casos de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por familiares, processo de guarda, reconhecimento de paternidade, divórcio entre outros. Desde a implantação, quando a parceria foi fechada com o prefeito Robério Oliveira, prefeito também na época, a manutenção do setor tem grande participação da prefeitura, que entende sua importância para a sociedade”.
Os interessados em atendimentos jurídicos gratuitos podem procurar a unidade que funciona na Avenida Joana Angélica, 265 – Centro, das 08h às 13h.