Parceria do Ministério da Saúde com a Prefeitura trouxe diagnóstico e tratamento da hanseníase em Mucuri

Parceria do Ministério da Saúde com a Prefeitura trouxe diagnóstico e tratamento da hanseníase em Mucuri. Fotos Ascom

Na Praça João Carletti, em frente à Subprefeitura, centro de Itabatã, a carreta do projeto “Roda-Hans” ficou estacionada durante todo o dia desta quinta-feira (16), para desenvolver o trabalho de diagnóstico e encaminhamento de pessoas portadoras de hanseníase e de outras doenças.

Das 60 pessoas atendidas, cinco foram diagnosticadas como portadoras de hanseníase, doença crônica, também conhecida como “lepra”, que é transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo o território nacional.

O Estado garantiu a capacitação para os profissionais que atenderam na carreta, lembrando que todos eles são servidores do Município – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêutico.

O objetivo da ação é conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas, além de ofertar o atendimento qualificado, a fim de favorecer o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a DAHW Brasil e da Novartis Brasil, e prefeituras.

A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e totalmente realizado pelo SUS.

Com o diagnóstico dos cinco casos verificados, as pessoas foram imediatamente medicadas e encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde, visando dar continuidade ao tratamento.

OUTROS SERVIÇOS

Paralelamente ao diagnóstico da hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde aproveitou para oferecer outros serviços à população, como: testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, vacinação, orientação sobre alimentação saudável com nutricionista e teste de nível de dependência de nicotina.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também participou fazendo o lançamento da campanha neste 18 maio, Dia de Combate Exploração à Sexual de Crianças e Adolescentes. Foram feitas atualizações e inclusão de cadastros para programas sociais, divulgação e orientação dos serviços CRAS e CREAS, e divulgação do 1º Fórum Municipal de Adoção, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui