Uma parceria entre a CERB – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia, com a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamentos, atendendo a diversas reivindicações da população de Guaratinga, concluiu no inicio desta semana, a abertura de pelo menos três poços artesianos, que irão reforçar e melhorar o abastecimento de água potável para a população de Guaratinga.
De acordo com as informações do gerente local da EMBASA em Guaratinga, José Railson da Silva, atualmente para atender a demanda de distribuição diária de água na cidade, que tem 3.654 ligações é necessário uma vazão de água de 62m³/hora, e cerca de 1100m³ por dia e com a perfuração dos poços, a empresa passará a ter mais três alternativas de captação de água e um aumento na vazão diária de mais 138m³/hora. Ainda de acordo com Railson, a perfuração dos poços também se da como uma medida preventiva, a fim de evitar um colapso no abastecimento hídrico em decorrência da falta de chuvas na cidade.
A parceria da EMBASA e Governo do Estado, através da CERB, atende as justas reivindicações da população de Guaratinga, através da prefeitura municipal, câmara de vereadores e outros meios da sociedade civil organizada.