“Encontrei neste projeto, respeito e proteção de perto”. Este trecho da música composta e interpretada por jovens do projeto Musicarte define bem a proposta do primeiro seminário do projeto Proteção em Rede. O evento aconteceu no dia 25/3, no auditório do Senac, em Porto Seguro, com o tema “Avanços e desafios para o enfretamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”. O objetivo foi formalizar o compromisso das instituições envolvidas para o fortalecimento das rede de prevenção e atenção integral as situações de violência sexual contra crianças e adolescentes nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália. Temas como políticas públicas, conquistas e limitações das estruturas e profissionais, cuidado com os cuidadores, novas tecnologias e violência via internet foram abordados durante todo o evento.
O seminário foi promovido pela Childhood Brasil, organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, em parceria com Stora Enso, Veracel e Instituto Tribos Jovens. Participaram representantes prefeituras municipais de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis, comunidades indígenas, e operadores dos serviços e estruturas de enfrentamento dos casos de violência e negação de Direitos Humanos.
Segundo Luciana Reis, representante dos Comitês Nacional e Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Assessora de Comunicação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Rousseau (CEDECA/BA), eventos como este fortalecem as ações de enfrentamento de toda a rede de proteção. Cada intuição, empresa e representante da sociedade civil, tem um papel importante no combate a este mal. “A violência sexual contra crianças e adolescente é um ato sem território. Ela não distingue classe social ou etnia. Ela pode acontecer em qualquer lugar e está onde mesmos esperamos. Por isso, é dever de todos combatê-la”, complementa Gorete Vasconcelos, coordenadora de Programas da Childhood Brasil.
De forma dinâmica e interativa, os participantes puderam expressar suas opiniões e anseios a respeito destas ações na região. “Sou professora e sei que essa é uma realidade da nossa região. Acredito que, com estas ações, escolas, professores, pais, alunos e todas as pessoas envolvidas saberão abordar o tema com mais tranquilidade e atuarão na prevenção destes terríveis atos”, destacada Leoirane Tito Dias, professora e moradora do município de Santa Cruz Cabrália.
Na ocasião, assinaram um Termo de Parceria para a realização deste projeto o diretor de operações florestais da Veracel, Sérgio Borenstain; a diretora de comunicação e sustentabilidade da Stora Enso, Kirsi Sappalainen; o gerente de Programas da Childhood, Itamar Batista; o vice-prefeito de Santa Cruz Cabrália, Alexandre Leite; a vice-prefeita de Eunápolis, Maria Menezes e a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro, Shika Anamiodo, representando a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira. “A preocupação com as gerações futuras fazem parte das diretrizes da Veracel. Desde 2006, a empresa desenvolve atividades neste sentido. Primeiro em parceria com a UNICEF, e a partir de 2009, com a Childhood. Esta parceria abre perspectivas melhores para as crianças e os adolescentes da nossa região”, conclui Borenstain.
Mais informações:
Childhood Brasil
A Childhood Brasil é uma organização brasileira e faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada em 1999 por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia para proteger a infância e garantir que as crianças sejam crianças.
Há 14 anos a Childhood Brasil luta por uma infância livre de abuso e exploração sexual e, atualmente, executa seis programas próprios e três projetos especiais. A organização já apoiou 108 projetos por meio de 60 organizações, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas, entre crianças e adolescentes, seus familiares e profissionais de diferentes setores.
A organização apoia projetos, desenvolve programas regionais e nacionais, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. Também educa os diferentes agentes, orientando-os sobre como agir em relação ao problema, promovendo a prevenção e formando proteção em rede para meninos e meninas. Com sede em São Paulo, a Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de produção de celulose branqueada, produzida a partir de fibra curta do eucalipto. É fruto da parceria de duas líderes internacionais no setor de celulose e papel, a brasileira Fibria e a sueco-finlandesa Stora Enso, ambas com 50% de participação. O compromisso da empresa vai além da busca pela eficiência operacional. Por meio de diálogo ativo, iniciativas socioambientais e parcerias público privadas é possível contribuir para a geração de valor para o negócio e para o desenvolvimento sustentável do território onde a empresa atua.
Fonte: Ascom da Veracel