O projeto utiliza a estratégia de utilizar os conhecimentos acadêmicos dos estudantes de publicidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) para transformar o município num laboratório de pesquisa e elaboração do plano de publicidade, como ferramenta para impulsionar o destino caravelense e regional.
A proposta conta com a participação do secretariado do município de Caravelas, Parque Marinho de Abrolhos, ONGs e instituições federais, de empresários do segmento turístico da Costa das Baleias (zona turística formada pelos municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado) e agências de turismo.
A iniciativa é da Secretaria de Turismo de Caravelas para construir o plano de publicidade, utilizando as técnicas mais modernas e as mais variadas plataformas, capazes de comercializar o destino turístico.
O plano de publicidade (intitulado de Levanta Caravelas 2018) é uma das maiores ações para modernizar e transformar a comercialização do produto turístico caravelense, com a exploração sustentável das belezas naturais e das riquezas históricas e culturais.
Para Jaco Galdino, secretário de Turismo de Caravelas, e um dos idealizadores do projeto, “o mais importante de tudo é a motivação e mobilização dos agentes capazes de modificar e revitalizar o segmento turístico local e regional”, disse.
Patrícia Saldanha, Pablo Bastos e Tatiane Pinto são professores na UFF e integram a equipe de coordenação do projeto, responsáveis pela coleta de informações, levantamento e apresentação do Levanta Caravelas 2018, prevista para ocorrer antes do próximo mês de dezembro.
O grupo chegou na segunda-feira (20). Nesta sexta-feira (24) retornou para o Rio de Janeiro. Nos dias em que esteve em Caravelas, os professores se reuniram com o secretariado municipal caravelense e empresários do segmento turístico da Costa das Baleias; visitaram o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e o manguezal. Também coordenaram o encontro para apresentação da ideia do projeto para o empresariado local e regional.