Para que Deus nos ajude

“Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.”

(Salmos 51.9-12)

Tomado pela consciência de que pecou, Davi se vê diante de muitas necessidades. Em seu salmo-oração ele fez diversos pedidos a Deus. Todos relacionados à sua busca por restauração. Ele pediu que o Senhor escondesse o rosto de seus pecados e apagasse suas iniquidades, pois precisava de uma segunda chance! Ele não tinha explicações a apresentar. Nenhuma justificativa. Pediu misericórdia e não fez promessas do tipo “me perdoe porque eu vou mudar! Esta foi a última vez!”. Você já falou algo parecido? Davi sabia que não era esse o caminho para o perdão. Em lugar de prometer mudanças, ele pediu ajuda: cria em mim um coração puro e renova meu espírito para que seja estável, firme.

Jeremias declarou que o coração humano sofre de uma doença incurável: ele é enganoso! (Jr 17.9). Como nós, Davi seguiu seu coração várias vezes e isso não foi bom. Ele precisava de um coração novo! O coração simboliza nossa compreensão da vida, o que nos orienta sobre o que priorizar valorizar e às nossas decisões, e não apenas emoções. É confiando demasiadamente nele que erramos o alvo: pecamos! Por isso Davi pediu um coração novo! E também um espírito estável, uma disposição nova para ouvir e seguir seu novo coração, e não o velho. “Não me expulses da tua presença, nem retires de mim o teu Santo Espírito”. Davi sabia que precisa da misericórdia de Deus e pediu para que Deus não desistisse dele.

O pecado nos entristece nos rouba a paz. O pecado nos empobrece. Davi não estava se sentindo bem e nem poderia. Ele havia perdido algo maravilhoso: a alegria da comunhão com Deus. Ele a queria de volta. Ele não a merecia, nunca a mereceu. Mas ele não estava tendo uma conversa com Deus com base em seus méritos, mas com base na misericórdia de Deus. Pela misericórdia de Deus ele poderia voltar a ter comunhão com Deus! E para não estragar tudo outra vez, pediu a ajuda de Deus para ser mais obediente. Mesmo para obedecer a Deus precisamos de Deus, tamanha nossa fraqueza. Parece haver o seguinte princípio na experiência cristã: quanto mais cientes de nossa fraqueza, mas temos a chance de agir como se fôssemos fortes (2Co 12.10). Pois compreendemos que precisamos da ajuda de Deus.

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui