Para os que vão (ou não) ao templo

“Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.” (Lucas 18.9-10)

Para os que vão (ou não) ao temploO templo é um dos lugares mais significativos para a fé cristã. Para a maioria de nós, significativo até demais. Convencionamos chama-lo de igreja e assim saímos de casa para ir à igreja. E, indo à igreja, não percebemos o que, ou melhor, quem, é ela de fato. Tendo em mente um prédio, nos esquecemos das pessoas. Gastamos muito mais com o templo do que com pessoas. Nos preocupamos com o lugar e nem sempre o bastante com as pessoas. Porém, jamais deveríamos agir assim porque um prédio jamais será uma igreja. Temos o dever de sermos mais zelosos com as pessoas do que com tijolos, madeira e tinta. Se cremos no Deus revelado por Jesus, é assim que deve ser.

Também gostamos de dizer que o tempo é a casa de Deus. Quando oramos no templo, costumamos dizer “obrigado Senhor por estamos na tua casa”. E assim, sacralizando o prédio, perdemos de vista o que tantas vezes foi ensinado e está nas Escrituras: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.” (At 17.24) E, principalmente: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” (1Co 6.19) Acabamos nos tornando reverentes no prédio e irreverentes na vida. Lembramos de Deus no templo e esquecemos em casa.

O fariseu e o publicano foram ao templo. O templo é lugar que pessoas vão por causa da fé. Tanto por tê-la quanto por sentirem falta dela. O sentido do templo está nas pessoas nele reunidas por causa de Deus. Elas são de todo tipo, de toda idade, de todo nível intelectual, com todo tipo de temperamento, pecados e características. No templo devemos aprender sobre o Deus que nos amou e nos dá vida; sobre a vida que Ele deseja que vivamos. Sobre esperança, fé e amor. Arrependimento, serviço e confissão. Sobre o valor da vida e a brevidade do tempo. Há tantos templos e tantas pessoas. E há um só Deus com quem devemos aprender a lidar com templos e com pessoas. Ele, por amor a pessoas, enviou Seu Filho. Amemos a Deus mais que a tudo e às pessoas mais que aos templos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui