PARA NÃO DESVIAR-SE

“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.” (João 16.13-14)

Quinhentos anos depois da Reforma Protestante e dois mil anos após a vinda de Jesus, precisamos ser cuidadosos em nossa jornada de fé. Há tantas vozes, há tantos credos, há tantos profetas, há tantos livros, há tantas músicas, há tantas igrejas, há tantas discordâncias, há tantas mentiras, há tantas verdades! Estamos mergulhados num mundo tão múltiplo e barulhento que seria muita inocência pensar que não corremos riscos de nos desviar, e nem perceber! Orar e vigiar são uma urgência. Há diversas misturas de ideias e doutrinas, sentimentos e certezas, mentias e verdades. Criamos versões para o Evangelho de Cristo encapando-o com nossas ideias e tradições religiosas. Há alguns já não creem em nada e colocam tudo no mesmo saco.

Para não nos desviarmos precisamos lembrar que não estamos sozinhos. Devemos seguir pelo caminho estreito do Evangelho (e não apenas seguir num caminho estreito, pois as religiões também têm seus caminhos estreitos), e isso não é uma jornada possível sem o ministério do Espírito Santo em nossas vidas. Em meio a tantas mentiras e meias verdades, somente Ele pode nos guiar em toda verdade. Em meio a tantas vozes que usam o nome de Deus para nos submeter a ambições e poderes humanos e manias de religiosos. é o Espírito Santo que nos fala, não de si mesmo, mas é a voz do Deus que nos amou e que é o autor do Evangelho.

Não há vida cristã sem o ministério do Espírito Santo. Por isso o Espírito Santo não é uma dádiva especial para alguns poucos mais especiais, que tenham se esforçado mais. É condição indispensável para que tenhamos vida com Deus. “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8.9). E acertadamente Paulo escreveu na carta aos Efésios: vocês receberam o Espírito Santo quando vocês creram no Evangelho que os salvou, sendo Ele a garantia da redenção de vocês! (Ef 1.13-14) As Solas da Reforma somente são possíveis pela ação do Espírito Santo. Que pelo Espírito Santo vivamos para a glória de Deus, firmados pela fé em Cristo que pela Graça nos redime e justifica.

 

 

 

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui