A Escola Alcenor Barbosa, situada no bairro Castelinho, em Teixeira de Freitas, foi a unidade de ensino que recebeu a palestra contra as drogas na noite desta segunda-feira (13). A prevenção às drogas é um dos projetos sociais que a 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) desenvolve no município e tem como objetivo principal conscientizar os estudantes sobre os perigos do envolvimento com entorpecentes e prevenir o recrutamento pelo tráfico.
O evento foi coordenado pelo cabo Marcílio, que além de policial militar, atua como educador, juntamente com o cabo Neto nos projetos da unidade. Com uma abordagem direta e acessível, o cabo Marcílio compartilhou experiências e informações importantes sobre os riscos associados ao consumo de drogas, destacando os impactos devastadores que elas podem ter na vida dos jovens e na comunidade estudantil.
Durante a apresentação, foram discutidos diversos temas, desde os efeitos nocivos das drogas no organismo até as estratégias usadas pelo tráfico para recrutar jovens. O foco principal foi alertar os estudantes sobre os métodos manipulativos e persuasivos usados pelos traficantes, visando evitar que se tornem alvos desse tipo de abordagem.
Alunos e professores demonstraram interesse e engajamento durante toda a palestra, inclusive participando das discussões. Eles elogiaram a iniciativa da 87ª CIPM em promover eventos educativos como esse, que têm um impacto positivo na formação e conscientização dos jovens.
O comandante da 87ª CIPM, major Neto, que também costuma participar dessas palestras tem destacado a importância do trabalho preventivo realizado pela Polícia Militar em parceria com o Núcleo Territorial de Educação (NTE-07) e com a Secretaria Municipal de Educação.
“É fundamental unirmos esforços para proteger nossos jovens e impedir que caiam nas armadilhas do tráfico. Essas ações são essenciais para construirmos uma sociedade mais segura e saudável para todos”, ressaltou o major Neto.