Na tarde de segunda-feira, 12 de dezembro, Teixeira de Freitas recebeu um importante evento sobre o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). Os participantes se reuniram no Auditório do Posto GEF Central.
O evento, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e da Câmara de Turismo da Costa das Baleias, e teve como objetivo trazer ao empresariado do segmento de turismo, eventos, hotelaria, bares e restaurantes informações sobre os benefícios tributários do PERSE.
A palestra foi realizada pelos advogados Daniel Moraes e Kesia Moraes, com a participação do contador Vanderson Martins. Os palestrantes apresentaram de forma prática de que forma os segmentos envolvidos poderão se beneficiar da redução para alíquota zero do IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins.
O programa pretende viabilizar a superação da crise econômica nos negócios de eventos (alimentação, turismo e outros). O evento oportunizou saber mais sobre o projeto de lei e como se beneficiar dele.
Entre os palestrantes, esteve o dr. Daniel Moraes, advogado, mestre em Direito Constitucional e professor de Direito Tributário. Segundo ele, o intuito do evento foi levar ao empresariado o que o PERSE trouxe para a redução da carga tributária. “É um evento informativo para que cada empresa possa avaliar a adesão ou não a esses benefícios, trazendo-o como um produto para seus participantes”, disse.
Também palestrante, a dra. Késia Moraes, advogada e especialista em Direito Tributário, situou o PERSE nesse período de fim de ano. “Isso ocorre agora, onde as empresas fazem a sua análise tributária e têm a oportunidade de permanecerem no simples ou de migrarem o seu regime para o normal e aí entra o PERSE, o benefício fiscal”,detalhou dra. Késia.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, lembrou da superação da pandemia. “Hoje, a ABIH, a Abrasel, o Sebrae, a CDL, a Secretaria de Desenvolvimento do Município e outros parceiros se reúnem com a comunidade empresarial do extremo sul da Bahia para passar essas possibilidades, essas alternativas para diminuir a carga tributária”.
O empresário José Carlos Rocha, o Zé Carlos, presidente da CDL Teixeira de Freitas, ressaltou as discussões e esclarecimentos levantados na palestra. “Tem algumas vantagens que vieram com as mudanças depois da pandemia e, às vezes, o contribuinte não tem conhecimento por falta de informação. É preciso que temas como esse sejam ainda mais trabalhados e divulgados”.
Vilmar Junior, presidente da Câmara de Turismo da Costa das Baleias, considerou o evento importante para o empreendedorismo. “A gente está se referindo ao potencial e à competitividade das empresas. A gente recebe essa palestra em um momento positivo, indo para uma temporada de verão, com um assunto geral para todas as empresas”.
Entre os participantes, estiveram empresários proprietários de bares e restaurantes do Extremo Sul, profissionais contábeis, o diretor-geral da Rede Sollo de Comunicação, Jadilson Moraes, e equipe, e Marcos Paulo, gerente da CDL de Teixeira de Freitas.