Na manhã desta quarta-feira (19), a palestra “Preservação do Patrimônio”, ministrada pela Prof.ª Mª Liliane Cordeiro, deu visibilidade ao projeto “Biblioteca é Cultural”, com a contribuição de discentes do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
As ações acontecem no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (Cetepes). Em linhas gerais, ocorrerá a revitalização da biblioteca da instituição através dos cuidados dos acadêmicos. A parceria tem diferentes frentes via projeto Escolas Culturais.
A palestra tratou da importância do patrimônio associado à memória dos mais diferentes povos, em especial, o seu significado para uma comunidade. “Quando um patrimônio tem ressonância significa que a comunidade o entende como tal. E, então, ela cuida”, disse a palestrante, que é professora assistente do Campus X da Uneb.
Pablo Viana cursa o sétimo período do curso de licenciatura em História da Uneb e é um dos discentes que atuarão diretamente com a biblioteca do Cetepes. “A biblioteca é extremamente rica, tem um acervo muito grande. Vimos um desafio. Cada equipe vai criar um projeto específico e nosso foco até então é organizar, restaurar e reativar, desenvolvendo algo que fique como legado”, comentou.
A palestra foi acompanhada pelos alunos e pela direção do Cetepes. O projeto prevê novos momentos como esse.