Palestra concerto Iniciou a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Itamaraju

“SUA ESCOLA É UMA ORQUESTRA”
Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), deu-se inicio a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. O auditório ficou completamente lotado por coordenadores pedagógicos, secretários escolares, diretores e professores, efetivos e contratados. O evento marcou o início do ano letivo em cerca de 60 unidades educacionais do município.

Foto: Reprodução

O ponto de partida foi a palestra concerto “Sua Escola é Uma Orquestra”, realizada pelo maestro Orley Silva e com a participação da Orquestra 9 de Maio onde foi mostrado que uma Escola funciona como uma Orquestra. Durante a palestra, a plateia pôde identificar que na Orquestra existem as mesmas situações corriqueiras, problemas e dificuldades que são evidenciadas no dia-a-dia da escola, porém o resultado apresentado ao publico pela Orquestra é bem diferente do que vemos ultimamente em muitas escolas públicas.

Foto: Reprodução

“O resultado que gera satisfação para quem assiste um concerto deve ser o mesmo que nossas escolas precisam proporcionar para a sociedade e isso é responsabilidade de todos os que fazem a escola. Cada um tem que cumprir seu papel, sua parte no processo, assim como os membros da Orquestra. Isso envolve a família e a comunidade também”, comentou o maestro.

Foto: Reprodução

Para a professora Rita de Cassia Arcebispo dos Santos da escola municipal São Domingos, a palestra foi muito produtiva, “…nunca imaginei que poderia ver de forma simples e bem agradável soluções para nossos problemas na escola…”, comentou a professora.Já a professora Maria Helena Vieira Rocha da Escola Cristo Redentor, situada no bairro com o mesmo nome, a palestra foi muito mais marcante ainda, “…quando o maestro usou os músicos para exemplificar foi mais lúdico ainda, era como se ele estivesse falando da realidade da minha escola. Foi fantástico!”, frisou a professora.

Foto: Reprodução

A Secretária de Educação Juciara Pereira de Souza, começou lendo um versículo bíblico e defendendo que a fé em Deus renova as forças dos que nele confiam. Juciara Pereira também ressaltou a fala do prefeito Marcelo Angênica, sobre o “fazer o melhor”. Ela se comprometeu em dar o seu melhor para que a Educação do município cresça a cada dia, “como disse o maestro em sua palestra, todos devem fazer sua parte, fazer o seu melhor mesmo que aparentemente seja algo insignificante”, reforçou a secretária.

Foto: Reprodução

A Jornada Pedagógica continua até quinta-feira, dia 16, com trabalhos de planejamento e organização do ano letivo por segmento da Educação nas escolas Duque de Caxias e Reitor Edgard Santos. Já a Orquestra 9 de Maio tem concerto na cidade de Guaratinga/BA na próxima quarta-feira 15 de fevereiro.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui