Palestra com agentes comunitários reforça conhecimento sobre raiva bovina e equina

Agentes Comunitários de Saúde de Ilhéus participaram de uma palestra sobre raiva em bovinos e equinos. O evento é resultado de uma parceria estabelecida entre Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Unidade Técnica de Vigilância das Zoonoses e teve o objetivo de apresentar aos profissionais de saúde que atuam em algumas regiões do município detalhes dos principais sintomas da doença e os causadores dela.

As informações foram prestadas pelo representante da Defesa Sanitária e Animal da ADAB, Gilmar Farias; e o coordenador do Centro de Zoonoses de Ilhéus, Aloísio Correia Leite. Participaram do encontro, agentes comunitários que atuam nos bairros do Iguape, São Miguel, ramal do Japu, Tibina, Retiro, Sambaituba, Aritaguá Vila São João e Castelo Novo.

A proposta é uma atuação em parceria. Com o apoio dos agentes no campo, as instituições responsáveis pelo controle da doença poderão ser informadas sobre casos suspeitos e a existência de colônias de morcegos hematófogos (sugadores), principal agente transmissor da raiva bovina e equina.

Doença muito comum, a raiva em bovinos e equinos é causada por um vírus e transmitida pela mordedura de animais doentes. Uma das piores características da doença é o fato de ela ser imprevisível. Quando notada, muitas vezes grande parte dos animais já foi contaminada. O controle é difícil, tão quanto a recuperação do rebanho contaminado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui