Em 2023, o Brasil registrou uma redução de 12% nas emissões de gases de efeito estufa, a maior queda dos últimos 15 anos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima.
Segundo o levantamento, o país emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gases no ano passado, o equivalente ao impacto ambiental de cerca de 540 milhões de carros. Em 2022, esse número foi de 2,6 bilhões de toneladas. Essa diminuição é a maior desde 2009, ano em que foi registrado o menor índice na série histórica iniciada em 1990.
O principal fator para essa redução foi a queda no desmatamento da Amazônia durante o governo Lula, após sucessivas altas no governo Bolsonaro. Dados mais recentes, divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta quarta-feira (6), indicam uma redução de 30% no desmatamento da região amazônica.
Apesar da queda, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram em outros biomas em 2023: 86% no Pantanal, 23% no Cerrado, 11% na Caatinga e 4% na Mata Atlântica. Fora da Amazônia, o Pampa registrou uma diminuição de 15%, mas esse bioma é responsável por apenas 1% do total de emissões.
Fonte: Bahia.ba