Pais e filhos

“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.” (Provérbios 1.8)

Uma grande benção na vida é poder contar com bons pais. Atualmente parece que há uma crise e um desvio que têm roubado essa benção de muitos. A crise é gerada por uma vida sobrecarregada que distancia pais e filhos – não há tempo para relacionamento. Como não nascemos sabendo ser pais, precisamos de tempo para aprender, precisamos de tempo com nossos filhos! Aprender a ser pai e mãe é aceitar a dor de educar, é assumir a responsabilidade de ser exemplo, é aprender a comunicar-se com respeito, amor e autoridade. Tudo junto, pois é estra envolvido na formação de uma pessoa. O texto está falando de pais assim! Por isso diz ao filho: preste atenção e submeta-se aos seus pais!

“Ouça a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe”. Chega um momento em que os filhos precisam decidir se irão ouvir e seguir. Muitos fazem-se de surdos e desprezam, ouvindo e dando atenção a outras vozes. Parece-lhes melhor ouvir colegas, sites ou seriados de televisão. Sem influência externa ninguém passa por este mundo! Não tem sido fácil ser família e nutrir relacionamentos familiares no mundo de hoje. O resultado disso é doloroso para todos nós. Devemos orar, pais e filhos, uns pelos outros. Os pais precisam dedicar-se à dura tarefa de aprender serem pais e os filhos devem reconhecer o valor e autoridade de seus pais. Precisamos da ajuda de Deus.

Quando pais e filhos se desencontram, a vida fica pobre e as conquistas perdem o significado. Não há dúvida de que as mudanças do mundo nos afetaram e muitas delas são irreversíveis. Cada vez mais precisamos da graça e presença de Deus, pois fazer as escolhas certas é mais difícil, tanto para pais quanto para filhos. Precisamos da ajuda de Deus para não perder tempo e oportunidades como família. Para que os poucos momentos sejam profundos. Para que comer à mesa seja possível e falar, de coração para coração, ocupe nossos diálogos. Que lutemos por isso e Deus nos conceda essa vitória!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui