No sábado, 6 de março, pais de alunos de diversas escolas da rede particular de ensino, em Teixeira de Freitas, realizaram um adesivaço, que teve início às 10 horas, em frente o antigo fórum. Dezenas de pais, com cartazes “Crianças na escola de forma facultativa” percorreram diversos trechos do centro da cidade.
Na sexta (5), pais, professores e diretores de escolas fizeram um protesto silencioso em frente ao gabinete do prefeito dr. Marcelo Belitardo pedindo a liberdade de escolha: os pais querem retornar, pois, segundo as escolas, todas estão com rígidos protocolos de biossegurança para receber os alunos.
Em diversas cidades, o retorno das aulas híbridas e semipresenciais é uma realidade. De maneira facultativa, os pais que não querem, ou, por ter familiar em grupo de risco, não precisa enviar as crianças para escola, assim, estas, seguem na modalidade de ensino remoto, vendo as aulas online e com todo suporte da escola. Mas, os pais e responsáveis que podem e querem, têm a possibilidade de enviar às crianças para as instituições de ensino, as quais, por sua vez, além de estarem aptas a receberem os discentes, contam com a fiscalização dos próprios pais, parceiros nesta luta pelo retorno seguro das aulas presenciais.
O adesivaço de Teixeira contou com forte adesão de muitos pais, e diversos carros, agora, estampam a frase “Educação deve ser prioridade”, uma crítica ao que defendem: a necessária elaboração de estratégias de políticas públicas que possibilitem a abertura das escolas imediatamente.
Desde março de 2020 as escolas baianas estão, por força de decretos estaduais e municipais, impedidas de reabrirem, mesmo com a apresentação, por parte das instituições de ensino, de protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
A iniciativa segura das escolas conta com distanciamento entre carteiras, uso de máscaras por todos, rodízio de alunos, pias e álcool gel distribuídos pela escola, orientação e fiscalização constante de profissionais dentro da escola, dentre outras ações que tornariam o ambiente seguro para as crianças.
Se você quiser saber mais sobre o assunto em Teixeira, siga no Instagram @escolasabertastx.