Outubro Rosa: Prefeitura de Itabela inicia campanha de conscientização sobre cânceres de mama e colo do útero

Uma das campanhas de maior mobilização mundial acontece durante este mês de outubro. Nesse contexto, Itabela adere ao “Outubro Rosa” promovendo uma vasta programação sobre o combate aos cânceres de mama e colo do útero. Na segunda-feira (09), a Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria de Saúde, inicia uma série de ações voltadas ao tema.

Conferências, reuniões, rodas de conversas, distribuição de informativos, palestras, intensificação de exames preventivos, divulgação do tema através de meios de comunicação e mobilização em escolas são algumas das ações que serão realizadas no município durante este mês. Para fechar a programação, acontecerá uma Feira de Saúde da Mulher, na secretaria de Saúde, no dia 27 de outubro, com aferição de pressão, teste de glicemia, relatos de experiência, bazar da beleza, palestras e peça teatral.

Além disso, como forma de mostrar para a população todas as etapas de quem enfrenta o câncer de mama, um vídeo sobre a experiência da técnica em enfermagem, Irene Fagundes, que venceu a doença, também será divulgado nas redes sociais da Prefeitura.

A coordenadora da Atenção Básica, Hênika Lima, ressaltou o objetivo da campanha, que é realizada anualmente.  “Compartilhar informações, promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade são os principais objetivos do Outubro Rosa”.

A Secretária de Saúde, Wádla Casiano, destacou os serviços gratuitos disponibilizados pelo município para a detecção dos cânceres de mama e útero. “Realização de preventivos, consultas com médicos especialistas, encaminhamentos de mamografia e atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde são alguns dos serviços que oferecemos à comunidade, que podem detectar precocemente as doenças e aumentar as chances de cura”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui