Outubro Rosa e Novembro Azul é realizado na Bahia: diagnóstico precoce que salva vidas

Estudo realizado durante 14 anos pelo Hospital do câncer de Barretos (SP) mostra que, devido ao diagnóstico precoce, a taxa de mortalidade entre mulheres devido ao câncer de mama caiu 42,85% neste período.

Outubro Rosa e Novembro Azul é realizado na Bahia: diagnóstico precoce que salva vidas
Foto Outubro rosa em Itamaraju teve Dia D. Foto: Ascom

O estudo mostrou que, entre 2000 e 2014, o número de casos de câncer de mama diagnosticados precocemente disparou de 1,55 para 13,52 – em grupos de 100 mil pessoas, por isso, o Outubro Rosa é de fundamental importância para continuar alertando às mulheres sobre os riscos da doença e a imprescindibilidade de realizar o exame preventivo.

O movimento nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a campanha:

enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;

informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;

mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;

esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;

informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Outubro Rosa e Novembro Azul é realizado na Bahia: diagnóstico precoce que salva vidas
Foto: Ação promovida pela Fasb em conjunto com a empresa de transporte Vix logística, em Teixeira de Freitas. Foto: Wesley Morau/OSollo.

Todas as cidades do Sul e Extremo Sul do Estado participaram ativamente do Outubro Rosa, promovendo palestras em todas as unidades do PSFs, mobilizações em redes sociais, escolas, órgãos de saúde, mutirões para realização do exame e as tradicionais caminhadas.

Agora, é a vez do Novembro Azul, movimento mundial em prol da prevenção do câncer de próstata, que, segundo pesquisas, é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

O foco também é o diagnóstico precoce como condição para reduzir o número de mortes pela doença. No entanto, o maior obstáculo tem sido preconceito masculino. Estudos apontam que muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença por puro preconceito.

É justamente para combater esse tabu que foi criado o Novembro Azul, uma forma de ampliar o debate que antes ficava mais concentrado no dia 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate do Câncer de Próstata.

O movimento que teve origem na Austrália, em 2003, estendeu as programações para todo o mês de novembro e ganhou adesão em vários países, incluindo o Brasil. O exame de toque retal não afeta a masculinidade e demonstra o cuidado do homem com a prevenção de sua saúde e integridade.

As visitas médicas devem ocorrer anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Se tratado no início, o tumor de câncer na próstata tem amplas possibilidades de cura, o que não acontece em relação aos diagnósticos tardios. Se o tumor se expandir para além da próstata, poderá inclusive atingir outros órgãos.

Os casos podem ser diagnosticados por exames, sendo o principal o exame de toque retal, mas também por exame sobre a dosagem de PSA no sangue (Antígeno Prostático Específico, uma enzima produzida pelo corpo).

Foto: cartaz Novembro Azul no município de Alcobaça. Foto: Ascom

A exemplo do Outubro Rosa, as prefeituras baianas têm se empenhado em dar visibilidade ao Novembro Azul, promovendo ações em suas Unidades Básica de Saúde (UBS), distribuição de folhetos e atividades antipreconceito para estimular os homens a superarem o problema e cuidarem de sua saúde. Durante todo o mês ocorrerão atividades em torno da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata para a cura da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui