“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14)
John Stott escreveu um livro muito interessante, com o título “Ouça o Espírito, Ouça o Mundo”. Ele trata da importante questão que relaciona Deus e o mundo. E como é importante para nossa fé essa conexão: com Deus e com a vida, com a vontade de Deus e os conflitos e condições da vida humana. Stott acertou em cheio ao abordar tal tema. Não podemos ouvir o Espírito e estar surdos para a vida. Se Deus nos fez participantes de Seu Espírito é porque também quer que sejamos participantes de Seus propósitos. Ele tem um plano para a redenção de pessoas, e cada pessoa redimida torna-se parte do plano de Deus para redimir outras. Deus é amor e nós precisamos aprender a amar com Deus. Ele nos amou e pode nos ensinar a amar! Lemos nas Escrituras que o Espírito atua de diversas formas, com o fim de nos conformar ao coração de Deus. Não estamos sozinhos e temos um chamado. E Deus quer usar a vida de cada um de nós.
Recebemos a benção da presença do Espírito Santo pela graça, não por mérito. Não o recebemos depois de alcançarmos certo grau de espiritualidade. Quando cremos no Evangelho que nos salvou fomos selados com o Espírito Santo. Jesus disse que o Espírito nos ensinaria o que não sabemos e nos faria lembrar tudo que Ele havia dito (Jo 14.26). Disse também que o Espírito nos guiaria em toda verdade (Jo 16.13). Quanto ao mundo, ele é o nosso lugar. É o lugar de nossa vida. O dividimos com tantas pessoas! Todos sentimos falta de alguma coisa. Todos somos pecadores. O mundo é um lugar de muitas necessidades e de muitas possibilidades. Quando ouvimos o Espírito e ouvimos o mundo, não ficamos parados. Somos inspirados a fazer coisas boas, por nós e por outros.
O Espírito nos faz compreender o valor das pessoas. Ele nos ensina a amar a verdade sem nos tornar escravos das tradições que nós mesmos criamos para expressar a verdade. Conseguiremos seguir adiante no tempo, aprendendo e ensinando valores do Reino. Ele nos faz lidar com a vida da maneira certa. Ele nos ensina a lidar com o pecado em lugar de nos escandalizar. Seremos cada vez menos escandalizáveis. Em lugar de procurar as falhas dos outros, trataremos de perceber as nossas. Enxergaremos inúmeras possibilidades e oportunidades para mostrar amor e servir. Ele nos ensinará a ser servos. A ser humildes e prontos a compreender, em lugar de julgar. Seremos edificados e edificaremos a outros. Seremos abençoados e abençoaremos a outros. Pare um pouco. Ore e reflita mais. Ouça! O Espírito ainda fala. O mundo está clamando. Todo dia há algo especial que você pode fazer. Por si mesmo e por tantos outros. Ouça o Espírito. Ouça o mundo.