“Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.”
(Salmos 40.1)
Às vezes o caminho que nos levará a ser melhores, que possibilitará mudanças em nossa vida e a realização da vontade de Deus para nossa vida, será um caminho que jamais escolheríamos. Não gostamos de dificuldades, lutas ou problemas. Paulo jamais escolheria as prisões que sofreu os naufrágios e agressões. Grande parte de seu ministério foi realizado à distância, por meio de cartas. As igrejas que ele ajudou a fundar e pastoreou com tanta dedicação, nenhuma delas existe mais. Porém as cartas que escreveu, por estar impedido de ir a elas, foram reconhecidas como parte dos escritos sagrados e tornaram-se fonte de inspiração para a vida cristã de todos nós. Mesmo vinte séculos depois de terem sido escritas! Imagino quanto o coração e visão de Paulo mudaram a partir das cosias que precisou suportar! Pelo que você está passando agora? Que aprendizados estão guardados nesses momentos?
Você só saberá e se beneficiará se colocar toda a sua esperança em Deus. A vida cristã envolve atividades, mas corremos o risco de seguir nossa própria agenda e não a de Deus. Por isso Deus trabalha em nossa vida usando circunstâncias e às vezes dores e tristezas. Precisamos de mudanças e ser cristão passar por essas mudanças, fruto da ação de Deus em nossa vida, ainda que por situações que não gostamos. E Ele precisará usar circunstâncias que não gostamos, inevitavelmente. Usara problemas e dores que por nós seriam evitadas. Se aprendermos a confiar em Deus e aceitarmos as lições, poderemos viver os propósitos de Deus para nossa vida. Atos 13.36 diz que “Davi viveu os propósitos de Deus para a sua geração e então foi reunido aos seus antepassados”. Alguém poderá dizer isso a nosso respeito depois que partirmos?
Aprender a colocar no Senhor toda a nossa esperança significa abrir mão de resolver a vida por nós mesmos. Significa fazer perguntas a Deus sobre o que está acontecendo e estar aberto a aprender, a arrepender-se, a mudar. Significa olhar para a vida crendo que Deus está presente e agindo, e que Ele sabe as razões, tem propósitos e pode usar todas as coisas, mesmo as que menos nos agradam, para realizar algo bom em nossa vida (Rm 8.28). Às vezes a nossa dor é o nosso remédio! Às vezes as rejeições e críticas, o fracasso e a perda são parte indispensável do que precisamos para nos tornar quem Deus quer. Devemos buscar mais a Deus e à Sua vontade. Aprender com Ele sobre o que está acontecendo hoje em nossa vida e não apenas rejeitar e lamentar o que nos desagrada. Isso é colocar toda a esperança no Senhor. E quando o fazemos, Ele se inclina e ouve, e nós somos transformados!
ucs