“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmos 51.10)
Não é fácil definir exatamente a ideia que envolve o que Davi chama neste verso de “coração”. Mas poderíamos dizer que trata-se do centro de comando da vida, o que determina a interpretação que damos aos fatos, que elabora como nos sentimos diante de vida e que estabelece a visão que temos de nós mesmos, entre outras coisas. Davi ora para que seu coração seja melhorado, pois dele dependem todos esses e outros aspectos. É por isso que Salomão nos aconselha a ter muito cuidado com nosso coração: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Pv 4.23) O engano ou desvio de nosso coração produzirá efeitos em nossa conduta, em nossas palavras, em nossas atitudes e em nossas escolhas.
Devemos ter cuidado para que nosso coração não seja altivo, nutrindo conceitos sobre nós mesmos acima do que seria adequado. Devemos ter cuidado para não fazermos do nosso coração um tribunal em que frequentemente outros sejam julgados e condenados. Nosso coração não deve ter porões em que estejam guardadas nossas verdadeiras intenções enquanto intenções falsas sejam apresentadas na sala de estar. Não deve ter depósito para mágoas ou ressentimentos. Suas janelas devem estar sempre abertas permitindo a entrada de ar renovado e da claridade da luz da presença de Deus. O coração não deve ser lugar para se remoer o passado. Devemos aprender a ter esperança e olhar para frente. Um coração sábio é capaz para lidar adequadamente com a vida e torna os fardos inevitáveis em fardos leves, suportáveis. Do contrário, ele fará das limitações e lutas da vida, por menores que sejam um fardo insuportável.
Há quem diga que na vida há os “morredores” e os “vivedores”. Os “morredores” gripam e por causa disso só pensam na morte. Já os “vivedores” tem um câncer e, apesar disso, só pensam na vida! Por causa do tipo de coração que temos, há os que têm motivos que justificam grande tristeza, mas que vivem e são alegres. Mas há também os que têm motivos para estarem alegres, mas estão sempre enxergando os motivos que tem para estarem tristes. Na medida em que nosso coração mudar e melhorar, tudo mudará e melhorará. Nas palavras de Jesus, “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.” (Mt 6.22) Os olhos de que fala Jesus são o nosso coração. Um coração puro e um espírito firme. Que diariamente seja esta a bênção de Deus para você.