Os desafios do novo comandante do 13º Batalhão de Teixeira de Freitas

Por Jadilson Moraes \ Milla Verena

O Sollo conversou como o novo comandante do 13º Batalhão de Teixeira de Freitas, major Ozires Moreira. Na ocasião, o comandante falou sobre sua trajetória e os novos desafios profissionais. Confira:

FAMÍLIA

“Tenho quatro filhos; três homens e uma mulher. Dois já são adultos, um é advogado outro está formando em direito, e os outros dois são menores. Estou casado com Ivanete Magalhães Souza”.

TRAJETÓRIA

“Cheguei em Teixeira de Freitas por volta de 1992, no posto de primeiro tenente. Tive a oportunidade de comandar a 1ª Companhia, que incluía Alcobaça, Caravelas e a própria sede em Teixeira de Freitas. Também trabalhei em Itabatã, Mucuri e Nova Viçosa, além de realizar ações rápidas em Porto Seguro, Itamarajú e em Eunápolis.

Em 95, voltei para Salvador. Mas em 96 fui convocado para retornar a Teixeira e fui direto para Medeiros Neto, onde era a Companhia Destacada de Teixeira de Freitas, a antiga 5ª Companhia. Em 97, fui promovido as posto de capitão da Companhia. Já em 98, ela foi elevada a Companhia Independente, 44ª Companhia de Medeiros Neto, onde eu fui o primeiro comandante. Lá permaneci por oito anos.

No ano de 2003, sai para assumi a Unidade de Planejamento do 13º Batalhão. Depois comandei a 2ª Companhia. Posteriormente, fui convidado para assumir como sub-comandante da CIPE/Atlântica, a antiga CAEMA (Companhia de Ações Especiais), e lá fui convocado para assumir, em 2005, a direção geral do presídio.

Em 2009, eu retornei para assumir o sub-comando do Batalhão de Teixeira de Freitas, onde permaneci por pouco mais de dois anos. Quando, no dia 29 de dezembro de 2012, fui nomeado comandante da 44ª Companhia de Medeiros Neto. Contudo, trinta e nove dias depois, por determinação do Comando Geral, num momento crítico, durante a paralisação da Polícia Militar, fui nomeado major comandante do 13º Batalhão, no dia 07 de fevereiro”.

ÁPICE DA CARREIRA

“A Policia Militar representa minha vida, minha família. Representa tudo de bom. Tudo aquilo que planejei na vida.

Considero que cheguei ao ápice. Muitos podem achar pouco, mas, profissionalmente eu me sinto altamente realizado.

Hoje, para minha felicidade, comando uma das mais importantes unidades da Policia Militar da Bahia, que é Teixeira de Freitas. Minha missão é dura, árdua, mas nos preparamos para isso. É uma missão muito grande. É um sonho realizado, e atrelado a este sonho vem a responsabilidade.

Com certeza, se Deus assim quiser, nós vamos fazer um bom trabalho”.

13º BATALHÃO

Importância

“A nível de Bahia, pela importância da região do Extremo Sul, o 13º Batalhão é visto como um ponto estratégico da segurança pública, inclusive porque está localizado na divisa de dois Estados, Espírito Santo e Minas Gerais”.

Abrangência

“Quando cheguei aqui o 13º Batalhão era responsável por vinte e um Municípios. Posteriormente, com a criação das Unidades Independentes, foi reduzido para cinco: Teixeira de Freitas, Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas e Alcobaça”.

COMBATE A VIOLÊNCIA

“Primeiro vamos resgatar a auto-estima de nosso pessoal, valorizar o nosso profissional de segurança. Vamos buscar parcerias com a sociedade civil organizada, com as outras entidades dos Governos Estadual e Municipal para fortalecer todas as ações que vamos adotar. Buscaremos junto ao Comando Geral e a cúpula da segurança publica mais recursos humanos e de logística, para dotar nossos servidores de condições mínimas de proporcionar segurança a essa grande sociedade de Teixeira de Freitas e da região”.

Drogas

“90% dos homicídios ocorridos na nossa região tem ligação direta com o tráfico ou envolvimento com o tráfico de drogas. Esse é um dado preocupante.

Vamos fazer um trabalho integrado com a Polícia Civil e a sociedadel, utilizando principalmente inteligência polícia”.

PACTO PELA VIDA

“Teixeira de Freitas está empenhada em aplicar todos os conceitos do Pacto pela Vida, programa do Governo do Estado, que foca, principalmente, o controle dos índices de criminalidade, na redução dos homicídios, dos furtos e roubos.

Vamos trabalhar para que possamos olhar as estatísticas e ver Teixeira de Freitas em uma situação mais confortável com relação a segurança pública”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui