Tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBEV) confirma Kwid como o modelo mais eficiente e lista tem novatos e até sedã no pódio
Em meio à polêmica da margem de erro para o consumo de veículos elétricos e a combustão, o Brasil já conheceu seus 10 carros mais econômicos. A tabela 2023 do PBEV revela os automóveis mais eficientes do mercado, com algumas confirmações e outras novidades.
O Kwid confirmou que é o carro mais econômico do país. Pelos padrões do Inmetro, o subcompacto se saiu bem nas médias urbanas e rodoviárias, com gasolina ou etanol.
O fim de alguns modelos, contudo, mexeu nas demais posições dos carros mais econômicos do país. A descontinuação dos Volkswagen Gol e Voyage, e do Renault Sandero, abriu espaço para outros modelos.
A saída de cena da versão mais básica do Mobi ainda fez o carro de entrada da Fiat despencar entre os mais econômicos de 2023. Lembrando que nossa relação adota como critério principal a média urbana com gasolina. O ciclo na cidade com etanol serve como desempate.
Além disso, consideramos apenas veículos puramente a combustão. E sempre a configuração mais eficiente dentro de cada linha. Independentemente de motorização, câmbio ou nível de equipamentos. Confira agora os 10 carros mais econômicos de 2023.
1º Renault Kwid – O carro mais econômico do Brasil
- Versões: Zen e Intense
- Motor: 1.0 12V flex de 68/71 cv e 9,4/10,0 kgfm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 15,3 km/l
- Gasolina estrada: 15,7 km/l
- Etanol cidade: 10,8 km/l
- Etanol estrada: 11,0 km/l
Na remodelação no início do ano passado, o motor 1.0 três-cilindros do Kwid ganhou nova calibragem para se enquadrar no Proconve L7. Além disso, o carro passou a oferecer de série em toda a linha start/stop e pneus de baixa resistência à rolagem.
Tudo para se garantir como o carro mais econômico do país em 2023. O subcompacto ainda assegura a melhor eficiência entre os veículos com motor a combustão também com etanol – na cidade.
2º Peugeot 208
- Versão: Like
- Motor: 1.0 6V flex de 71/75 cv e 10,0/10,4 kgfm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 14,7 km/l
- Gasolina estrada: 16,3 km/l
- Etanol cidade: 10,4 km/l
- Etanol estrada: 11,3 km/l
Graças ao motor três-cilindros de origem FCA – Fiat Chrysler Automóveis, o Peugeot 208 figura nas cabeças dos carros mais econômicos de 2023. O hatch compacto estreou o 1.0 Firefly no ano passado, o que o ajudou a impulsionar as vendas e esbanjar eficiência. Principalmente na estrada.
3º Fiat Cronos
- Versão: 1.0
- Motor: 1.0 6V flex de 71/75 cv e 10,0/10,7 kgfm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 14,0 km/l
- Gasolina estrada: 16,1 km/l
- Etanol cidade: 9,9 km/l
- Etanol estrada: 11,4 km/l
Em julho o Cronos ganhou o mesmo motor 1.0 Firefly já citado no 208. O suficiente para o modelo da Fiat não só aparecer no pódio dos carros mais econômicos do país, como também ser o sedã mais eficiente do pedaço. Isso em ciclo urbano, com gasolina.
4º Volkswagen Polo
- Versão: TSI
- Motor: 1.0 12V turboflex de 109/116 cv e 16,8 kgfm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 14,0 km/l
- Gasolina estrada: 16,4 km/l
- Etanol cidade: 9,6 km/l
- Etanol estrada: 11,5 km/l
Gol e Voyage chegaram ao fim, mas o Polo garante a Volkswagen entre os carros mais econômicos do país. Ainda mais que na linha 2023 o hatch trouxe de volta a opção turbo com câmbio manual. Contribui para a boa eficiência a redução da potência do motor TSI no compacto.
Desta forma, é o veículo turbo mais eficiente do mercado. As médias de consumo são melhores até que as da variante com propulsor aspirado. Inclusive, empatou com o Cronos no ciclo urbano com gasolina, mas ficou atrás na média com etanol.
5º Renault Logan
- Versões: Zen e Life
- Motor: 1.0 12V flex de 79/82 e 10,2/10,5 kgfm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,6 km/l
- Gasolina estrada: 14,4 km/l
- Etanol cidade: 9,6 km/l
- Etanol estrada: 9,8 km/l
O sedã compacto da Renault consegue um lugar ao sol entre os carros mais econômicos graças aos números de consumo na cidade. O motor é o 1.0 SCe três canecos com potência maior que no Kwid. A eficiência na estrada, especialmente com etanol, decepciona.
6º Chevrolet Onix Plus
- Versão: LT MT
- Motor: 1.0 12 flex de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm
- Câmbio: manual de seis marchas
- Gasolina cidade: 13,6 km/l
- Gasolina estrada: 17,5 km/l
- Etanol cidade: 9,5 km/l
- Etanol estrada: 12,4 km/l
Se for para avaliar o consumo na estrada, não tem para ninguém. O Onix Plus é o carro mais econômico do país em ciclo rodoviário. Porém, no ambiente urbano, é o sexto colocado. Isso com o motor 1.0 aspirado. Detalhe é que o sedã é mais eficiente que seu irmão de plataforma hatch.
7º Fiat Mobi
- Versões: Like e Trekking
- Motor: 1.0 8V flex de 71/74 cv e 9,3/9,7 kgfm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade: 13,5 km/l
- Gasolina estrada: 15,0 km/l
- Etanol cidade: 9,6 km/l
- Etanol estrada: 10,4 km/l
O Mobi era para estar melhor neste ranking dos carros mais econômicos de 2023. Mas na virada 2021 para 22, o subcompacto perdeu a versão peladona Easy, e as restantes Like e Trekking bebem um pouco mais. O motor é o velho Fire 1.0 e a eficiência em ciclo rodoviário é bem fraca.
8º Hyundai HB20
- Versão: Comfort
- Motor: 1.0 12V turboflex de 120 cv e 17,8 kgfm
- Câmbio: manual de seis marchas
- Gasolina cidade: 13,4 km/l
- Gasolina estrada: 14,6 km/l
- Etanol cidade: 9,4 km/l
- Etanol estrada: 10,6 km/l
Mais um turbinado entre os carros mais econômicos do país. O HB20 é representado aqui pela configuração Comfort, a única que casa o motor três-cilindros turbo com a opção de câmbio manual. O hatch da Hyundai supera o Argo no critério de desempate, o consumo na cidade com etanol.
9º Fiat Argo Drive
- Versão: 1.0
- Motor: 1.0 6V de 72/77 cv e 10,4/10,9 kgfm
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Gasolina cidade:13,4 km/l
- Gasolina estrada: 14,6 km/l
- Etanol cidade: 9,3 km/l
- Etanol estrada: 10,3 km/l
O motor Firefly mais uma vez aparece nos carros que estão entre os mais econômicos do país. Com a nova calibragem para o Proconve, o três-cilindros assegura o Argo no Top 10 do consumo urbano. Perdeu a oitava posição para o HB20 no desempate com etanol.
10º Chevrolet Onix
- Versão:1.0
- Motor: 1.0 12 flex
- Potência: 78 e 82 cv
- Torque: 9,6 e 10,6 kgfm
- Câmbio: manual de seis marchas
- Gasolina cidade: 13,3 km/l
- Gasolina estrada: 16,6 km/l
- Etanol cidade: 9,4 km/l
- Etanol estrada: 11,6 km/l
O hatch, que já é o carro mais vendido do país em 2023, fecha a lista dos mais econômicos. É equipado com o mesmo conjunto mecânico do sedã. E assim como o irmão de plataforma, tem eficiência exemplar na estrada, segundo as medições aferidas pelo Inmetro para o PBEV.
Fonte: AutoPapo