Oração

“E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” (Mateus 6.7-8)

Para andarmos com Deus devemos orar, mas não de qualquer maneira. A oração é um importante exercício espiritual e de fé. Seu propósito é o amadurecimento espiritual e não a obtenção de benefícios. Na fé cristã a oração é uma conversa pessoal e verdadeira com Deus. “Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai”(Mt 6.6), disse Jesus. Oramos a Deus que é para nós um Pai amoroso e próximo – esse é o ensino de Jesus. Justamente por isso a oração não deve ser um método ou um rito. Não deve seguir o padrão da repetição e da impessoalidade. Não deve ser uma forma de extrair de Deus o que se deseja. Isso seria um desrespeito e um desvio.

Jesus afirma que nosso Pai Celeste já sabe o que precisamos, antes mesmo de pedirmos. Ele sabe o que precisamos e o que achamos que precisamos. E uma coisa pode ser bem diferente da outra! Por isso nem todo pedido nosso será aceito. Nossos desejos podem e devem ser apresentados a Deus em oração, mas devemos, acima do que desejamos, querer que Deus nos responda segundo a Sua vontade. Devemos estar abertos e receber o “não” de Deus com respeito e gratidão. Normalmente tememos essa resposta, mas não devemos! Veja o que Jesus disse: “Ele sabe o que vocês precisam”. Orar deve ser um relacionamento que fortaleça a nossa confiança na vontade de Deus como o melhor para nossa vida! Ele sabe o que precisamos e será ótimo para nós que seja feita Sua vontade.

O mais importante na oração não é a possibilidade de pedir para receber. Até porque podemos nem receber o que pedimos! Muitos tem feito da oração um balcão de pedidos e desejado uma fé poderosa, que faça as coisas acontecerem. Mas Deus não faz esse jogo. Fé não é para isso! A fé tem mais a ver com levar-nos a fazer a vontade de Deus do que levar Deus a fazer a nossa vontade! Por isso devemos buscar na oração mais submissão a Deus, mais confiança em Seus propósitos para nossa vida e gratidão por Sua vontade. Ela deve mudar nosso coração e nossa visão, tornando-nos mais amorosos, pacientes e seguros quanto ao futuro. A oração de fé, muito mais que uma forma de receber bênçãos, deve fazer de nós uma bênção. Que seja esse o resultado de sua vida de oração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui