Oportunidades: Usuários do Acessuas visitam as dependências do IF Baiano

A principal motivação da ação é reforçar a garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (PMTF), através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou a primeira oficina externa voltada para a atender os usuários do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS) iniciativa ligada à Política Nacional de Assistência Social. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas.

O objetivo do evento foi promover o acesso às informações e oportunidades sobre mercado de trabalho. As pessoas assistidas tiveram contato com os cursos e modalidades oferecidos, bem como as formas de ingresso, ouvindo os coordenadores e visitando as dependências do Instituto.

Equipe Acessuas: Ana Caroline Santos Silva, orientadora; Raquel de Lima Franco, psicóloga e Raquel Nunes, coordenadora.

A coordenadora do Acessuas, Raquel Nunes, explicitou as atividades desenvolvidas. Segundo ela, os usuários recebem orientações sobre currículo, entrevista de emprego, instruções comportamentais e capacitação profissional. “Fizemos uma visita, buscamos um diálogo com o IF Baiano. Fomos muito bem recebidos e hoje o secretário [de Assistência Social, Gilberto Souza] fecha uma parceria na busca desses cursos FIC, de Formação Inicial e Continuada“, disse.

A parceria está sendo efetivada mediante as ações da coordenação de extensão que o Instituto tem como missão. Júlio Martins, diretor-geral substituto do IF Baiano, ressaltou que o objetivo maior é ultrapassar as barreiras do Campus. “É uma grande oportunidade de apresentarmos a nossa instituição. A proposta é que eles saiam daqui tendo uma visão futura de estarem estudando em qualquer um desses cursos, reafirmando, cursos gratuitos“, comentou a’OSollo.

Júlio Martins, diretor-geral substituto do IF Baiano

Ainda segundo o diretor-geral, o processo seletivo do IF Baiano tem como prioridade pessoas em vulnerabilidade social.

A segunda oficina acontece na terça-feira, 25 de setembro, no Sebrae, das 8h às 11h e 14h às 17h.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui