Operação Verão reforça segurança na capital e interior da Bahia

Foto: divulgação
A estação mais quente do ano traz a reboque um período repleto de manifestações populares, praias lotadas e visitação aos principais pontos turísticos da capital e do interior da Bahia. O astro rei brilha mais forte na Boa Terra e o cenário que se apresenta requer um planejamento por parte da Polícia Militar para garantir uma estadia tranquila e proveitosa para os cerca de 6,6 milhões de estrangeiros e brasileiros que elegeram a Bahia como destino turístico.

Para garantir o reforço da segurança foi lançado na manhã deste sábado (3), no Farol da Barra, a Operação Verão, que vai intensificar, durante toda a estação, o patrulhamento ostensivo a pé e motorizado, proporcionando mais segurança aos cidadãos baianos e turistas. Serão empregados em todo o Estado cerca de 17 mil policiais e bombeiros militares, independente do efetivo que já se emprega rotineiramente.

“Essa ação já é uma tradição, que é renovada e inovada. A cada ano estudamos a operação do ano anterior para melhorar ainda mais. Ela consiste basicamente numa ampliação presencial de policiais nas áreas que têm um fluxo maior de pessoas, se estendendo até o Carnaval. Até lá, toda polícia estará com fardamento novo”, enfatizou o governador Jaques Wagner, lembrando que este ano a corporação conta com novos equipamentos, a exemplo de detectores de metais mais avançados.

Também foram apresentados os novos equipamentos que compõem o uniforme da PM, a exemplo do capacete, cinto de guarnição, coturno e o novo tecido hip stop, que proporcionará mais conforto e versatilidade ao policial militar. Estavam presentes na cerimônia os efetivos do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Choque, Batalhão de Polícia Rodoviária, Esquadrão Águia, entre outras unidades.

A soldado Lívia Chaves, responsável pela pesquisa da tecnologia têxtil, esclarece que o novo tecido tem 67% de algodão e 33% de poliéster para que o policial se sinta confortável no nosso clima, mas também na sua movimentação. “Teremos o primeiro grupamento do Corpo de Bombeiros do Brasil, que vai utilizar o fardamento com tratamento químico ante-chamas”, disse.

O comandante-geral da PM, Nilton Mascarenhas, destacou que a iniciativa visa uma interação maior com a comunidade com patrulhamento ostensivo nos locais mais movimentados, como praias, monumentos históricos e festas de largo. “As ações englobam campanhas educativas, blitze, patrulhamento a pé, Corpo de Bombeiros, além de unidades especializadas, como esquadrão de polícia montada e esquadrão águia”, enumerou.

Aproveitando a boa estação para caminhar e manter a saúde, o argentino Edgard Guida, morador da Barra e residente no Brasil há 12 anos, frequentador assíduo do Farol, aprovou o lançamento. “Devemos dar 100% de apoio à segurança. A caminhada fica muito mais tranquila. Muitas pessoas acham as blitzes um incômodo, mas nesse momento elas devem pensar no bem maior que é a segurança de todos. Isto tem a ver com consciência”, afirmou.

Na capital, locais como o Centro Histórico (todo o Corredor Turístico); as praias, de São Tomé de Paripe a Praia do Flamengo; as festas populares e os grandes eventos musicais terão participação efetiva da PM. No interior da Bahia, cidades como Porto Seguro, Ilhéus, Lençóis, Saubara, Conde, Paulo Afonso, dentre outras, também contarão com reforço no policiamento.

Fonte: Agecom

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui