A Operação Páscoa realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), incluiu a fiscalização de balanças para pesagem de pescados em peixarias, supermercados e feiras livres, na capital e interior do estado.
O órgão vistoriou 376 instrumentos, dos quais 37 foram reprovados por funcionar em desacordo com a Portaria Inmetro nº 236/94, que regulamenta o equipamento de pesagem. A fiscalização envolveu as equipes de trabalho das Agências Regionais do Ibametro, situadas nos municípios de Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Barreiras e Eunápolis, além da unidade em Salvador.
A maior parte das balanças irregulares foi encontrada nos estabelecimentos comerciais da capital baiana (17), Jequié (8) e Itabuna (6). A Operação Páscoa visitou 252 estabelecimentos na Bahia, no período de 30 de março a 2 de abril. “A fiscalização de balanças é uma das atividades permanentes do instituto na área de verificação de instrumentos, que merece atenção especial nesse período da Páscoa, por conta do farto consumo de pescados. O nosso objetivo é evitar equipamentos irregulares no mercado, que possam gerar prejuízos aos consumidores”, afirmou o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
Fonte: Secom BA