Onde está a vida que queremos?

“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.” (Mateus 16.25)

Nossos sentimentos diante da vida podem ser completamente equivocados. E, de fato, Jesus está nos dizendo que são. Seguindo nosso próprio coração e abraçando os valores e princípios de vida que, em nossa sociedade, elegemos como os melhores, terminaremos frustrados. Depois de lutar para obter o que tanto desejamos, veremos que o que obtivemos não era aquilo que pensávamos, pois não nos satisfará e nem sustentará nossa vida. Como profetizou Jeremias, enganoso é o coração (Jr 17.9). Para vivermos bem a vida é preciso entender que nem tudo é como pensamos ou parece ser. Em outras palavras, como afirmou Einstein, nem tudo que conta pode ser contado e nem tudo que pode ser contado, conta.

Depois de dizer que precisamos negar-nos para segui-lo, Jesus complementou dizendo a razão dessa autonegação ser necessária. Não é porque Ele seja um “desmancha prazeres”. Não é porque Ele seja alguém que não compreende quanto “precisamos” daquilo que desejamos. Jesus conhece a nossa vida, pois já “calçou os nossos sapatos”. Ele enfrentou as tentações que enfrentamos e nós nunca enfrentaremos as que Ele enfrentou. Ele poderia fazer a própria vontade e não aceitar a cruz, mas orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. (Mt 26.39). Quem de nós oraria assim num momento como aquele? Ninguém entendeu essa decisão de Jesus, por isso seus discípulos o abandonaram. Eles ainda não haviam aprendido a obedecer, por isso não compreendiam a obediência de Jesus.

Jesus disse que é preciso negar-nos porque sabe que estamos equivocados sobre a vida. Ele sabe que nos deixamos encantar pelo brilho do que não é ouro. Ele sabe que temos o vício de procurar a felicidade e o significado existencial onde eles jamais estiveram. Que, se seguirmos a nós mesmos, lutaremos, nos desgastaremos e nos iludiremos. E, no final, lamentaremos! O que precisamos é aprender a viver pela fé e obedecer. Pois, nas palavras de Jesus, para alcançarmos o que queremos, precisamos confiar nele e fazer o que nos pede. É em Sua vontade que está a nossa vida. É fazendo o que Ele quer que obteremos o que tanto queremos. Você acredita nele? Então obedeça. Ele nos amou e se entregou por nós. Não tenhamos medo. Entre a nossa vontade e a de Cristo, é na dele que está a nossa vida.

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui