Onda de calor histórica atinge a Bahia; veja temperaturas previstas

Foto: Reprodução

De acordo com o site MetSul Meteorologia e o Climatempo, até o dia 7 de outubro, o Brasil enfrentará uma onda de calor recorde. Em alguns locais da região Nordeste, a estimativa de máxima pode atingir 45 °C até o fim da semana. A Bahia está entre os Estados que sofrerão com o calor histórico.

As temperaturas previstas são entre 37 e 45 °C. O interior de São Paulo, por exemplo, pode chegar a 45 °C de temperatura máxima, um valor nunca registrado. Ainda de acordo com o MetSul, o efeito sentido será semelhante aos fenômenos de extremo calor em algumas regiões da Califórnia (EUA) e da Austrália.

Esta onda de calor será sentida nos seguintes estados, com diferentes graus de severidade: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia. Em alguns locais da região Nordeste, a estimativa de máxima pode atingir 45 °C até o fim da semana.

O evento se dá pela formação de uma bolha de ar quente, quando uma área de alta pressão e altitude ocasiona movimentos de sentido descendente com alta temperatura e tempo seco.

Como se proteger do calor

  • Ingira pelo menos dois litros de água por dia
  • Use filtro solar com FPS acima de 50, e, se possível, protetor labial com filtro para evitar queimar os lábios
  • Utilize barreiras físicas, como boné, chapéu, óculos de sol e camiseta quando for se expor ao sol
  • Procure ficar em locais ventilados
  • Se possível, não se exponha diretamente ao sol, e evite horários em que o sol está mais forte, especialmente próximo ao meio-dia

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui