O Serviço de Oncologia do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), equipamento recém-inaugurado em Teixeira de Freitas, deu início, nesta terça-feira (28), às primeiras sessões de quimioterapia. Com a chegada do Serviço, a população do Extremo Sul da Bahia passou a ter acesso a tratamentos oncológicos completos desde o diagnóstico, passando pelo tratamento quimioterápico e cirurgias, em casos indicados.
O HECB conta com 12 poltronas de infusão, oito leitos de oncologia clínica e dez leitos de oncologia cirúrgica. Valdeir de Jesus, indígena e morador do distrito de Prado, no povoado de Corumbau, foi o primeiro paciente a realizar sessões de quimioterapia no HECB. “Estou me sentindo muito feliz com uma equipe tão receptiva. É um momento de satisfação estar aqui; é o momento mais esperado para quem está com problema oncológico. Estou com bastante fé de que tudo vai dar certo”, afirmou.
O Serviço de Oncologia do HECB realizará, em média, 440 tratamentos mensais. Para o coordenador médico da Oncologia, Leonardo Aguiar, a especialidade impactará positivamente na saúde dos moradores de Teixeira de Freitas e dos 21 municípios circunvizinhos. “É um momento muito importante para nós, profissionais da saúde e população em geral de Teixeira e região, que será a maior beneficiada deste serviço, desta estrutura que é o hospital, um serviço de referência, moderno e humanizado”, ressaltou.
Ao todo, o Hospital Estadual Costa das Baleias recebeu o investimento de R$ 200 milhões em obras, equipamentos e mobiliário. Além do Serviço de Oncologia, HECB oferece especialidades como clínica geral, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, cirurgia vascular, cirurgia cardíaca e neurocirurgia.
A unidade ainda dispõe de instalações para hemodinâmica, sete salas cirúrgicas, centro de bioimagem, ressonância magnética e tomografia computadorizada, além de ultrassonografia, eletroencefalograma (EEG), mamografia, eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Para ser atendido no Hospital Estadual Costa das Baleias, é necessário encaminhamento via Central Estadual de Regulação ou Sistema Lista Única.