Oficina aponta caminhos para o desenvolvimento através da criatividade

Por Mara Magalhães

Com o tema “Economia Criativa e Cidades Criativas para o desenvolvimento econômico local”, o Sebrae promoveu em Porto Seguro, no sul do estado, no último dia 05, uma oficina que discute um novo caminho para a gestão pública municipal /territorial, influenciando na geração de riqueza e qualidade de vida, na geração de empregos, ocupação e renda e ainda na criação de uma identidade cultural para as cidades, que terá impacto direto na economia local.

A oficina, que aconteceu no auditório do SENAC, foi aberta pelo Diretor Superintendente Regional do SEBRAE/Bahia, Edval Passos, que ressaltou a importância da informação e da criatividade para o desenvolvimento da economia local e regional.

Passos abriu o evento destacando a importância da criatividade como mola propulsora do desenvolvimento e foi enfático ao declarar: “Se cada cidadão empreendedor tiver a consciência de que criatividade é a mola que vai impulsionar e alavancar a economia da sua cidade e da sua região, teremos um país mais competitivo, com mais geração de riqueza local e mais qualidade de vida”.

Marcaram presença no local os prefeitos Neto Guerrieri, de Eunápolis, João Bosco, de Teixeira de Freitas eJorge Pontes, de Santa Cruz Cabrália  que considerou a participação no evento um aprendizado importante para os gestores ao apontar alternativas econômica pelo viés da cultura.

Também lá estiveram vereadores da região, caravanas de empresários do extremo sul do estado, representantes de diversos órgãos públicos como Aeronáutica, Polícia Militar e Polícia Federal, empresários e representantes da sociedade civil, além da imprensa regional, representada pela AIESBA- Associação de Imprensa do Extremo Sul da Bahia, criada recentemente e já atuando de forma organizada.

O prefeito eleito de Teixeira de Freitas, João Bosco, se disse impactado com as lições contidas na palestra da professora Ana Carla Fonseca, consultora especialista em cidades criativas. “Hoje aprendi com a professora Ana Carla que só cuidamos de quem respeitamos e só respeitamos quem conhecemos. Portanto, está em nossas mãos a responsabilidade de criarmos um ambiente favorável ao desenvolvimento e à formação de uma identidade cultural para as nossas cidades”.

O Coordenador Regional do SEBRAE em Teixeira de Freitas, Alex Brito, enxerga essa oficina como um divisor de águas para o empreendedor e a economia regional. “Precisamos reconhecer o potencial criativo e empreendedor do brasileiro para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e desenvolver um trabalho de parceria com os governos em todos os níveis. Fazendo assim, teremos uma nova jornada muito mais frutífera à nossa frente”, disse.

Para o professor e jornalista Roberto Martins, que deve fazer parte do Secretariado do prefeito Neto Guerrieri, de Eunápolis, é necessário desenvolver as potencialidades regionais, criando uma marca própria e promovendo uma vida social criativa, que supere a robotização promovida pela TV e pelas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui