Na tarde desta quinta-feira, 04 de agosto, às 16h, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Teixeira de Freitas promoveu o “Café com Lei”, voltado à jovem advocacia da região. O evento aconteceu na sede da entidade.
Foram tratados os temas “Como enfrentar os desafios no início da carreira”, com o conselheiro federal e ex-presidente da OAB Bahia Fabrício de Castro, e “Precificação de honorários”, com o advogado e procurador do Estado do Espírito Santo Werner Rizk.
Segundo o presidente da OAB Teixeira de Freitas, Daniel Moraes, trata-se do início das atividades do mês da advocacia. “No dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Advogado e a Subseção Teixeira de Freitas, envolvendo essas comissões, tem elaborado uma série de programações especiais para a comemoração desse mês, dessa data especial“.
Ele ainda falou sobre os objetivos do Café com Lei. “Promovido pelo Conselho Construtivo da Jovem Advocacia e nossa Subseção, a OAB Jovem visando congregar a classe, em um evento onde pudéssemos compartilhar experiências daqueles que já têm uma jornada de caminhada muito mais à frente para trazer essa experiência, para que viesse a compor e a formar esses jovens advogados. Quero deixar aqui os parabéns a toda OAB Jovem Teixeira de Freitas, na pessoa da presidente Kelly Oliveira, que pensou brilhantemente nesse evento e acredito que todos terão um excelente estágio“, concluiu.
O conselheiro federal e ex-presidente da OAB Bahia Fabrício de Castro falou sobre sentir a alegria de retornar a Teixeira de Freitas. “Tenho muitos amigos, é alegria está ao lado do Daniel Moraes, meu amigo, meu parceiro, para falar de um tema importante para a jovem advocacia. Um tema que é como enfrentar e vencer a dificuldade no início da profissão. O jovem advogado, quando ele começa, muitas vezes, ele não consegue enxergar no horizonte e muitas vezes desiste antes de começar. E esta é uma palestra que visa incentivar o jovem, mostrar o jovem que mesmo com todos os percalços, com todas as dificuldades, enfrentar e superar todos os problemas“, comentou.
O advogado e procurador do Estado do Espírito Santo Werner Rizk falou sobre a abordagem do tema Precificação de Honorários. “Vou falar um pouquinho sobre isso hoje. Dizem na advocacia que há duas grandes dores. A primeira maior dor é você propor e o cliente não fechar com você. A segunda é você cobrar barato demais e ele fechar. Nosso serviço depende do judiciário, não só da gente. Então, a ideia é justamente falar um pouquinho sobre técnicas de precificação. De forma mais mais metódica, com mais fundamentos, crucificações de lucro, seu custo“, disse.
A vice-presidente da OAB Teixeira, Maria das Graças Lázaro Siloti, comentou sobre o evento. “Hoje nós estamos no mercado um número grande de advogados, mas temos campos pra todo mundo e por isso que esses novos advogados, que estão chegando, a jovem advocacia, está preparando essa palestra, preparar esses novos advogados pra essa nova etapa da vida hoje. Muitos advogados que não sabem cobrar os honorários, como quantificar os seus trabalhos. Então hoje é a oportunidade que nós temos de mostrar isso com dois especialistas e colegas muito experientes“.
Kelly Oliveira, presidente do Conselho Construtivo da Jovem Advocacia, falou sobre a escolha dos temas. “Estamos com temas onde o jovem advogado tem sentido muita dificuldade, que são os desafios do início de carreira e também a precificação de honorários.
Esse projeto foi pensado com muito carinho pra atender a jovem advocacia da nossa Subseção e nós estamos aqui hoje pra esclarecer as dúvidas e trazer melhorias“.