O violista Washington Couto é selecionado para a Orquestra Jovem de São Paulo

Foto: O Sollo

Na noite desta quinta-feira, 1º de março, o auditório da Igreja Batista Memorial no município de Teixeira de Freitas foi palco do concerto de despedida do violista Washington Couto, de 16 anos, que foi selecionado para integrar na Orquestra Jovem de São Paulo, a mais prestigiada orquestra composta por jovens músicos do País.

Washington foi um dos primeiros alunos do projeto Orquestrando Futuros que é um programa da Prefeitura de Teixeira de Freitas que por meio da Secretaria de Educação e do próprio Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) visam promover a educação integral através do aumento do desempenho escolar na rede pública de ensino. O jovem violista participa do projeto desde que foi sancionado em 2013.

Washington Couto (Foto: O Sollo)

Em entrevista ao Jornal O Sollo, Washington falou da emoção de ser aprovado no processo de seleção para compor a Orquestra Jovem de São Paulo: “É na verdade uma grande vitória porque quando eu comecei, eu não encarava isso como uma profissão, depois que fui perceber a magnitude do que a música pode proporcionar pra gente; eu percebi isso, que ela não apenas poderá me sustentar no futuro, mas como [também] sustentar toda minha família […] para mim foi uma grande satisfação ser aprovado nessa Orquestra Jovem do estado de São Paulo, porque é a segunda orquestra mais importante do Brasil”, disse o violista.

Maestro Orley Silva; Juscelino Fernandes Couto; Rita Neves; Washington Couto; Pr. Absalon (Foto: O Sollo)

O pai de Washington, o Sr. Juscelino Fernandes Couto não conteve a alegria com a conquista de seu filho, ao ser entrevistado disse: “Eu tenho orgulho de ser pai de Washington e cada dia que passa meu orgulho aumenta cada vez mais”. A emoção se torna maior, uma vez que o jovem Washington é filho único do casal Couto, o que acaba por deixar ainda mais “o coração apertado”, como descreveu o pai. Mas, que de qualquer forma, sempre prevalecerá a felicidade de testemunhar as realizações de seu filho nesta nova etapa de sua vida.

Maestro Orley Silva (Foto: O Sollo)

Para aqueles que desejam trilhar no mundo da música e, por conseguinte, obterem êxito; o maestro da Orquestra 9 de maio, Orley Silva disse que todo aspirante a música deve ter “persistência, responsabilidade e, principalmente, foco. Hoje em dia é necessário você focar naquilo que você quer. Traçar metas, alcançar e buscar; e o Washington foi um exemplo disso”, em seguida disse entusiasmado: “que venham mais washingtons”. Assim espera todo bom apreciador da música erudita.

Jajá Verdade; diretor de Negócios do Jornal O Sollo, Antonio Carlos; esposa do Pr Absalon, Jamile Borges; assessor de Comunicação, Érico Cavalcanti; promotor de Justiça, José Dutra; líder de governo, Ronaldo Baitakão; Ex-vereador Gilberto do PT; o vereador Marcílio Goulart; maestro Orley Silva (Foto: ICED)

No término do concerto, o maestro convidou para subir ao palco personalidades políticas, a imprensa, o promotor de Justiça José Dutra além dos pais de Washington, onde agradeceu pelas parcerias que contribuíram para o sucesso do projeto.

No fim da entrevista, o jovem violista enfatizou sua meta, aquilo que o motiva a esforçar cada vez mais, que é de se tornar um solista. Devido a sua perseverança e profissionalismo, não é difícil de vislumbrá-lo como um solista de grande expressão no cenário musical brasileiro.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui