“É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio.” (Provérbios 15.17)
Jesus, interrogando sobre o que era mais importante de tudo que foi dito como preceitos de vida para a nação israelita, em toda a história do Antigo Testamento, responde: “De tudo que foi dito, o mais importante é: amem a Deus sobre tudo e ao próximo como a si mesmos. Sem isso nada mais do que foi dito tem valor” (Mt 22.36-40). Um ser humano, segundo Jesus, jamais encontrará sabor para a vida sem amor. Não qualquer tipo de amor. Mas o amor que se orienta para Deus e que nos iguala ao outro. Segundo nossa sociedade, um ser humano, para encontrar sabor na vida, parecer e aparecer. Deve ter, possuir e se destacar. Como dizia certo comercial: “o mundo trata melhor quem se veste bem!”.
Por curiosidade, acabo de colocar esta frase no Google. A primeira da lista de resultados é uma reportagem da Folha de São Paulo de 05/10/2003 que inicia dizendo: “A velha máxima do comercial é verdadeira: o mundo trata melhor quem se veste “bem” – ou é famoso.” A reportagem narra a aventura de uma repórter que se veste de forma casual e depois de forma sofisticada e visita restaurantes e lojas para comparar o tratamento que recebe em casa ocasião. Caso se interesse, no rodapé inseri o link. Como vemos, Deus tem orientações diferentes das normas sociais vigentes. Ser cristão é crer no ponto de vista de Deus.
Em nossas famílias devemos trabalhar para que o ponto de vista de Deus prevaleça. Em que as aparências não estejam no governo. Em que amar seja mais importante que ter. Para que as coisas mais gostosas de nossa família sejam as conversas, os abraços, o cuidado mútuo, a confiança. Pois, segundo Deus, o valor de qualquer coisa depende do coração das pessoas! E o melhor coração é o comprometido com o amor a Deus e próximo. Sem isso, nos tornamos cabide de roupas e adereços que acabam valendo mais do que nós mesmos. E talvez alguém nos mate para tira-los de nós. Por isso Salomão disse que verdura com amor é melhor que churrasco com ódio. Pois é o amor o tempero da vida.