O Sul da Bahia será sede do II Congresso Brasileiro de Heveicultura

O Sul da Bahia será sede do II Congresso Brasileiro de HeveiculturaAgronegócio borracha: Desenvolvimento sustentável com ênfase na inclusão é o tema do II Congresso Brasileiro de heveicultura que acontecerá entre os dias 10 e 13 de agosto, no Centro de convenções Luís Eduardo Magalhães na cidade de Ilhéus Bahia.

A heveicultura é o termo que denomina o cultivo da seringueira. O Brasil vem se despontando como o país notável na produção de borracha e caminhando para ser um dos grandes consumidores do produto, razão pela qual serão discutidos no congresso alternativas para o desenvolvimento da heveicultura no país.

De acordo ao organizador do evento, Adonias de Castro, o cultivo da borracha é uma atividade promissora para o país: “A exploração da borracha no Brasil é umas das atividades mais interessantes no setor do agronegócio. Podemos dizer, por exemplo, que no planalto de São Paulo, plantar e explorar seringueira é mais rentável do que explorar a soja, grãos em geral, café, pecuária e a laranja”, disse.

Dentre os objetivos do congresso está à reintegração de todo o sistema nacional de desenvolvimento científico e tecnológico da borracha. Serão também apresentadas normas e alternativas de créditos específicos para a heveicultura no sentido de estimular os investimentos.

São esperados participantes de vários estados brasileiros e também participantes internacionais vindos de países como Espanha, Peru, Colômbia e Equador. Produtores, pesquisadores, estudantes e professores também farão parte do público.

Entre os palestrantes do evento está o Dr. Ramil Othmam vindo da Malásia que mostrará como se pratica a seringueira naquele país com o objetivo de produzir borracha e madeira com o melhoramento genético da seringueira.

O congresso é uma realização da Ceplac, juntamente com a Universidade Estadual de Santa Cruz, Plantações Michelin da Bahia Ltda. e Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia. Apoiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Instituto Cabruca, além de empresas e instituições do setor.

“A gente quer que esse evento seja um marco de motivação para todos e que também seja um momento de grande aprendizado e que saiamos com o compromisso de fazer uma nova história da borracha no Brasil”, concluiu Castro.

Os interessados em participar do II Congresso Brasileiro de Heveicultura podem fazer as inscrições através do site da Ceplac www.ceplac.gov.br ou no local do evento.

 

Fonte: Mercado do Cacau

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui