O sentido do que fazemos

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo. Disse Jesus: Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”. (Lucas 10.27-28)

Somos seres notáveis! Somos capazes de realizações fantásticas, quase inacreditáveis. Começamos o século 20 viajando de carruagem puxada por cavalos entre cidades, a trinta quilômetros por hora. Terminamos o século 20 viajando de ônibus espacial ao redor da Terra, a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora. Quantas invenções, quanto desenvolvimento. São tantos equipamentos que criamos: maquinas para costurar, selecionar, colar, vulcanizar, soldar, lixar, lavar e prensar. Instrumentos musicais de corda: violão, violoncelo, violino, viola, piano, harpa, cavaquinho e bandolim; de sopro: gaita, sax, flauta, a doce e a transversa, trompete, trombone e clarinete; e tantos outros e tantas coisas que citá-las é sempre o exercício incompleto. Enchemos o mundo de coisas que criamos para os mais diversos fins. Mas nenhuma das criações humanos é capaz de nos conferir significado existencial. As coisas não nos conferem significado. Somente o amor.

Fomos criados para amar. Por isso Jesus disse “faça isso, e viverá”. Somos notáveis mas não suficientes. Precisamos de Deus e precisamos do outro! Sem amor a Deus e sem amor às pessoas, acumularemos coisas, acumularemos experiências, acumularemos fotos e fatos, mas seremos pobres de significado. Todo nosso entusiasmo não será suficiente. Toda nossa energia não será suficiente. Todo nosso conhecimento, auto controle ou argumentos não poderão conferir à nossa vida o que somente o amor a Deus e ao próximo podem conferir. Sem amor não há vida!

O significado e o valor de todas as coisas depende do amor. Quando amamos a Deus, aprendemos o lugar certo de cada coisa, seja grande ou pequena. Somos mais capazes de superar as ilusões, aprendemos a perceber a presença de Deus e a buscar Sua presença em tudo que fazemos. Isso nos renova, dá esperança, torna significativo e singular os momentos mais comuns. Amar a Deus nos ajudará a perceber o quanto somos amados por Ele e podemos fazer até das aves do céu um sinal de que Deus nos ama, como ensinou Jesus. E se amamos a Deus, seremos levados a amar as pessoas, a reconhecer o valor e o lugar do nosso próximo. E, definitivamente, as coisas serão colocadas em seus devidos lugares, ao invés de nos dominarem e corromperem. E assim a vida ficará melhor cada vez mais. Hoje é mais um dia para aprendermos isso. Aprendermos a amar. Amar a Deus e amar ao próximo. Faça isso, ame a Deu e ao próximo, e você viverá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui