O segredo do reino

“Respondeu Jesus: Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer. Eles lhe disseram: Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes. Tragam-nos aqui para mim, disse ele.” (Mateus 14.16-18)

Jesus estava ensinando a uma grande multidão e todos estavam famintos, pois há muito tempo estavam com Ele e não havia comida disponível por perto. Então os discípulos fizeram o que seria razoável: Sugeriram que Jesus os mandasse embora e assim cada um poderia resolver o problema por si mesmo. Eles não tinham o que fazer. Precisaria ser cada um por si. Mas quando o Reino de Deus chega passamos a contar com mais do que apenas nós mesmos. A lógica muda. Jesus decidiu mostrar isso aos seus discípulos e decidiu não mandá-los embora. E mais, mandou que fizessem algo que eles não tinham condições: Alimentar a multidão.

“Tudo que temos aqui são cinco pães e dois peixes”. Era pouco demais. Mal daria para o próprio Jesus e os discípulos. Jesus então pediu que entregassem o que tinham. Eles deveriam colocar tudo, embora pouco, nas mãos do Mestre. E sabemos o fim da história: O que era pouco tornou-se mais que o necessário e resultou em sobras. Todos comeram o bastante. Ninguém ficou de fora. O que Jesus está nos ensinando com isso? Creio que Ele está nos falando sobre um princípio que deve orientar os que creem na chegada do Reino. Um princípio que contradiz o modo como as coisas são, que apontam para uma outra lógica: O segredo não está em quanto se tem, mas nas mãos de quem tudo está.

Se o Reino de Deus dependesse de recursos humanos para mudar a história Jesus faria dos ricos e poderosos o seu alvo. Mas, ao contrário, “Aos pobres é anunciado o Reino de Deus”. Quem menos tem, mais facilmente entrega tudo. Os mais fracos dependem mais facilmente do poder de Deus. Os que não podem confiam mais facilmente naquele que tudo pode. No Reino o problema não está em termos pouco, sabermos pouco, podermos pouco, sermos poucos… O problema é que nos entregamos pouco. Se nossos cinco pães e dois peixinhos estiverem nas mãos de Cristo… O problema e a solução no Reino de Deus não são recursos, são pessoas! Pessoas nas mãos de Cristo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui