O Reino de Deus, do trigo e do joio

“Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: ‘O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.” (Mateus 13.24-26)

O Reino de Deus, do trigo e do joioO Reino de Deus não é uma terra encantada. A igreja não é uma comunidade de pessoas perfeitas. Nem mesmo é uma comunidade homogênea. Em se tratando de temperamentos e preferências, é claro que sabemos que não é! Mas também não é em relação a vida de fé em Deus e compromisso com Cristo. É possível que nela haja quem pouco conhece das Escrituras, mas foi realmente alcançado e está sendo transformado e é possível que também haja quem conhece muito das Escrituras, mas não está sendo feito nova pessoa em Cristo. Como disse Deus ao profeta Samuel, “o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”(1Sm16.7). Na igreja há trigo e joio e, para nós, não é tão fácil distinguir um do outro!

As aparências podem facilmente enganar e a religiosidade é uma grande produtora de aparências! Cantamos para adorar, como fruto do amor a Deus, mas podemos cantar por hábito! Dizimamos para expressar gratidão e confiança em Deus, mas podemos faze-lo por interesse ou medo! Vamos ao templo para celebrar e ter comunhão, mas podemos ir apenas por obrigação. O serviço cristão deve ser realizado com humildade, mas pode alimentar nosso orgulho. Podemos fazer o que é certo pela razão errada! Trigo e joio. O Reino de Deus entre nós é assim e isso exige nossa completa e diária dependência da graça de Cristo. Por isso Ele nos enviou o Espírito Santo. Sem o auxilio de Deus não conseguimos andar verdadeiramente com Deus.

Por tudo isso um cristão deve sempre ser alguém pronto a servir e auxiliar, a ser tolerante e amoroso. Deve conter o ímpeto natural de julgar e principalmente de condenar. Deve cuidar de si mesmo com a atenção de quem sabe que já foi joio. Deve lembrar das próprias fraquezas ao ver a fraqueza do próximo. Deve lembrar que é pecador diante do flagrante pecado do irmão. Deus nos ama e nos deu Jesus. O Espírito Santo sonda nosso interior. Se quisermos, seremos feitos trigos de Sua lavoura, pois Ele nos convida a isso. E como trigos, somos chamados a ser uma benção para todo joio e trigo. Pois o Senhor da lavoura, que a todos conhece, quer que todos sejam salvos e conheçam a verdade (1Tm 2.4).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui