O que estamos buscando?

“E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa, perguntou-lhes: O que vocês estavam discutindo no caminho? Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior.” (Marcos 9.33-34)

Os discípulos conviviam com Jesus, o Filho de Deus, que nasceu de forma humilde tendo por berço uma manjedoura e por primeiro quarto uma estrebaria. Nasceu numa insignificante vila chamada Belém, numa família simples e pobre. Trabalhou como carpinteiro e não possuía coisa alguma, exceto a roupa que usava. Paulo descreve Jesus como o servo humilde e obediente, obediente até a morte e morte de cruz (Fl 2.5-11). O profeta Isaias o descreve como um homem de dores, sem atrativos físicos e desprezado por todos (Is 53). Embora Senhor de tudo e de todos, Jesus é servo e humilde e afirma: “eu não vim para ser servido, mas para servir.” (Mc 10.45) Ele nunca ensinou aos discípulos sobre o tipo de grandeza que estavam buscando.

E nem precisava pois é um tipo de grandeza que naturalmente brota em nós, baseada na posição, em posses, em aparências. É uma grandeza que divide, afasta, impede. É parceira da superficialidade. Jamais produz o melhor à nossa volta e muito menos em nós mesmos. Os discípulos estavam discutindo quem deles era o maior, assim como hoje disputamos quem tem razão, quem é mais importante e valorizamos indicadores que nos colocam acima dos demais. E assim, inchados, não crescemos, não cremos, não amamos, nos prendemos a coisas de menor importância como se fossem as mais importantes. Essa condição que corremos o risco de nela estar é um tipo de escravidão, um tipo de cegueira.

Precisamos fazer algo a respeito e não precisamos fazer isso sozinhos. Mesmo porque, dificilmente conseguiríamos. Deus nos oferece Sua presença e graça. Com Ele podemos aprender sobre o que importa, sobre o que inundará nossa vida de significado. Em submissão a Cristo conheceremos os caminhos propostos por Deus para nossa vida e escaparemos das ilusões criadas por nosso orgulho e egoísmo. Hoje é um bom dia para avaliarmos nossos anseios, alvos e crenças. Pelo que andamos discutindo, que vitória estamos buscando? Quem de nós é o maior? Que Jesus seja o nosso Senhor e que aprendamos com Ele sobre as grandezas da fé, amor, serviço e humildade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui