O publicano

“O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lucas 18.13)

Já ouviu o termo “roupa de domingo” ou “roupa de ver Deus”? Ir à igreja aos domingos sempre fez parte de minha vida e entre amigos brincávamos assim sobre nossas roupas. Mas o segredo do domingo (e de qualquer dia) não está nas roupas, mas no coração. Olhe para este homem identificado apenas como publicano. Na parábola de Jesus ele vai ao templo. Nada é dito sobre suas roupas, mas muito sobre o seu coração. Ele está arrependido e contrito. Pede misericórdia e confessa pecados. Ele não se assenta e nem se aproxima da parte da frente do templo, onde está o lugar mais santo. Nem os olhos ele levanta e bate no próprio peito em sinal de tristeza por seus erros.

Seu problema não é baixa autoestima e nem complexo de culpa ou medo de Deus. Está arrependido. Ele está no templo, símbolo da presença de Deus e sai de lá justificado – palavras de Jesus (v.14). Então o que ele está fazendo faz todo sentido. Ele se vê como um pecador sem qualquer merecimento e, de fato, é isso que ele é. Ele não fala sobre justiça, mas sobre misericórdia. Ele não apresenta a Deus seus merecimentos, ele admite seus erros.

A fé cristã nos dá uma grande oportunidade: crescermos em saúde, que em linguagem teológica é santidade. O Espírito de Deus promove saúde em nós, levando-nos a reconhecer nossos pecados. O Espírito de Deus é completamente diferente do espírito religioso. Este pode gerar consciência tranquila quando deveríamos sentir o peso de termos errado. E pode nos conduzir a culpa, quando não há culpa alguma para assumir. Mas o Espírito Santo nos dá clareza sobre nossos pecados e sobre o amor de Deus. Com ele a paz e ao pesar fazem sentido. Por isso devemos nutrir vida diária e pessoal com Deus. Do contrário, ir ao templo poderá ser apenas um encontro com o espírito da nossa religião e não com Deus, que recebe nossa confissão, perdoa nossos pecados e nos faz seguir em frente, de modo diferente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui