O primeiro, de muitos domingos!

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16)

Este é o primeiro domingo de 2021. Serão ao todo 52 domingos. Como o domingo é um dia bastante simbólico para nossa fé, que tal aproveitar ao máximo cada um deles? Que tal fazer deles o que puder, de melhor? Não sabemos se veremos todos eles, mas podemos presumir que sim e seguir com o propósito. Deus sabe! Podemos tomar decisões sobre como viveremos cada um deles. Quero lhe convidar a considerar algumas sugestões de atitude e cuidado para aproveitá-los.

Aos domingos, dedique-se à sua igreja tomando parte no que ela fizer. Esteja presente, ainda que virtualmente e, se possível, envolva-se para servir. Com certeza haverá oportunidades em sua igreja para isso. Você não está proibido de tirar domingos livres, viajar ou mesmo apenas descansar. Mas tenha em mente a importância do domingo e de sua igreja. Aproveite para fortalece-la e isso lhe fortalecerá. Sua igreja precisa de você e você dela. Não deixe seu lugar vazio!

Aos domingos, invista em comunhão. Ore por pessoas distanciadas de sua igreja. Ore por seus amigos. Aproveite o dia especialmente dedicado à fé e partilhe a graça, o amor, a bondade de Deus com pessoas. Envie mensagens de apoio e apreciação. Construa pontes entre pessoas e você. Não participe da edificação de muros. Jamais. Pratique o ministério da  reconciliação.

Aos domingos, avalie sua vida. Sua vida tem mudando para melhor? Você tem aprendido a amar mais e a acolher as pessoas? Você tem superado preconceitos e aprendido com as Escrituras a valorizar a vida e as pessoas?

A propósito, aos domingos, leia sua Bíblia de maneira especial. As vezes fazemos da leitura da Bíblia um fim em si mesmo. Sentimos que cumprimos o nosso dever apenas pelo fato de ter lido um livro inteiro ou mesmo alguns capítulos.  Esta é uma forma imatura de lidar com as Escrituras. É melhor ler, refletir e aprender lições para a vida de um único versículo, ao ponto de experimentar mudanças, do que ler todo o livro e continuar a mesma pessoa de sempre.

Aos domingo, desacelere. Respire mais profundamente e olhe mais para o céu. Pense calmamente em Jesus e seja grato. Tudo está consumado. Pense mais em Deus, o Pai, e emocione-se com seu maravilhoso amor por todos nós. Pense no Espírito Santo. Ele é o nosso Ajudador. Confesse suas fraquezas, peça ajuda, peça perdão, adore. Ao orar, lembre-se que o Espírito Santo estará intercedendo por você, numa linguagem divina e íntima da Trindade. Que privilégio!

Que este ano, por causa dos seus domingo, as segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados sejam templos para seus cultos. Afinal, o culto cristão acontece, de fato, na vida.  Aproveite seus domingos. Se o fizer experimentará crescimento e transformação. E, não tenho dúvidas, sua luz brilhará diante das pessoas. Elas verão suas boas obras, suas atitudes sábias, suas posturas coerentes com o Evangelho e, de alguma forma, perceberão que Deus está em sua vida!

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui