O poder da reunião

“Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.” (Mateus 22.34)

Somos seres comunitários, cooperativos. Essa é nossa essência. O Deus que nos criou, e o fez à sua imagem e semelhança, revela-se agregador, amoroso. Apresenta-se a nós dando-nos referenciais coletivos. É o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus Tri-Uno, conforme concluímos, ao mesmo tempo enfatizando o plural e a unidade. E assim, em sua revelação de Si mesmo, coloca-nos diante de um paradigma de como devemos viver. Somos muitos, mas criados para vivermos unidos, em cooperação. Sem ela não sobreviveríamos. Mas o propósito de nossa cooperação e união dever ser maior do que apenas a sobrevivência.

As grandes realizações da história são fruto de pessoas que se reuniram para um fim. Sejam realizações boas ou más, das quais nos orgulhamos ou das quais nos envergonhamos. Sejam as que celebramos ou lamentamos. Pessoas se uniram e fizeram. A vergonha que assola nosso país envolvendo corrupção e abusos exigiu que pessoas se reunissem. Uma reunião lamentável. O assassinato cruel da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, certamente exigiu uma reunião de pessoas, um bando. Infelizmente os maus se reúnem mais facilmente e mais frequentemente. Seus atos jamais se justificam. O pecado nos tornou nossas reuniões um perigo. Mas o amor e graça de Deus em nós pode torná-las uma fonte de bênçãos.

Os fariseus se reuniram diante do fracasso dos saduceus. Mas de sua reunião não saiu uma avaliação honesta da situação e do caráter de Jesus, o que os levaria ao reconhecimento de Sua sabedoria e autoridade espiritual. De sua reunião surgiu um novo plano para tentar desacreditar Jesus diante das pessoas. Como os saduceus, os fariseus também fracassaram. Mas há muitos obtendo sucesso com seus planos maus. Onde estão aqueles que se unem pelo bem? Ser igreja é ter a missão de nos unirmos para o bem. Para amar e servir. Para nos comprometer e lutar pelos propósitos do Reino de Deus. Você tem se reunido? Com quem? Para que? Quais os resultados? Isso importa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui