Apesar de neste momento não está ocorrendo nenhuma etapa de contato direto com a sociedade local, o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias continua a todo vapor. Neste momento, a Futura, empresa responsável pela elaboração técnica do plano está construindo os Cadernos Municipais do projeto. Cada um dos treze municípios da Região do Extremo Sul baiano: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão,
Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda terá o seu caderno municipal contendo as propostas das oficinas de trabalho ocorridas no inicio do ano.
Além disto, ocorreram a partir do mês de junho reuniões técnicas de periodicidade quinzenal com as principais lideranças regionais, como políticos, empresários e líderes comunitários com o objetivo de informá-los a respeito do desenvolvimento do projeto e observar os principais anseios da sociedade civil que deverão compor as propostas de ação do projeto final do plano.
Fonte: Futura Pesquisa e Consultoria