O olhar de Deus

“A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: ‘Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.’” (Lucas 18.9-10)

O olhar de DeusA autoconfiança é muito buscada e valorizada no mundo de hoje. Ela significa que seu possuidor está sempre (ou quase sempre) pronto para agir, demonstrando segurança e iniciativa. São estes os que têm mais chances de rapidamente crescer nas organizações modernas e normalmente atraem olhares. Mas diante de Deus os critérios são outros. Sua visão de mundo é anunciada a partir de um reino em que as coisas funcionam de forma muito diferente. Jesus contou uma parábola para dizer isso a alguns “que confiavam na própria justiça e desprezavam a outros”.

Há algo em nós, em nossa natureza caída, que sempre será vulnerável à corrupção. Podemos aprender intelectualmente e 100% concordar com o fato de que orgulho e presunção são coisas a serem evitadas. Mas isso não nos imuniza, não garante que conseguiremos evita-las. Somos tão corruptíveis que podemos fazer as coisas certas por razões erradas – como entregar o dízimo (o que é certo) para poder receber bênçãos (o que é errado). Podemos também, depois de ter feito o que é certo e até mesmo pela razão certa, achar que, por isso, somos melhores ou superiores aos demais, corrompendo o fruto da justiça que praticamos. Por isso ser cristão não é uma carreira solo: precisamos e Deus e de pessoas ao nosso lado!

Jesus contou a parábola do fariseu e do publicano e, como outras, deve ter intrigado bastante seus ouvintes. O fariseu, que tanto sabia da Lei e que procurava praticar com zelo suas orações e jejuns, “andando” tanto com Deus demonstrou um coração reprovável a Deus. O publicano, um transgressor reconhecido da lei, possivelmente envolvido em tantas coisas que Deus desaprovava, manifestou um coração quebrantado e atraiu o olhar de Deus. Deus não vê pessoas como pessoas veem umas às outras. A relação com Ele é misteriosamente fiel aos Seus princípios. Ele sempre quer nos guiar pelo caminho seguro. Afinal, nem todo que diz “Senhor, Senhor” pertence ao Reino!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui