O ICED preparou Concertos de Aniversário para Teixeira de Freitas

O ICED preparou Concertos de Aniversário para Teixeira de Freitas
Nesta quarta-feira, 09, às 19h30, no Auditório da Igreja Batista Memorial (IBM), a Orquestra 9 de Maio e o Orquestrando Futuros (OrFs), farão seus concertos. Foto Arquivo ICED

Em 2018, conforme uma tradição já firmada, as crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento (ICED), celebrarão o aniversário de emancipação política do município de Teixeira de Freitas, fazendo música. Nesta quarta-feira, 09, no Auditório da Igreja Batista Memorial (IBM), a Orquestra 9 de Maio e o Orquestrando Futuros (OrFs), farão seus concertos. Toda a população está convidada para a apresentação gratuita e culto cívico, a partir das 19h30.

Desde o início dos trabalhos do ICED, com o Orquestrando Futuros e, posteriormente, com a Orquestra 9 de Maio, as crianças assistidas, que são estudantes da rede pública, participam da data em apresentações realizadas pelo município. Os programas orquestrais contavam com a parceria do município, via Secretaria de Educação e Departamento de Cultura. Em anos anteriores, o OrFs levou a música clássica para cerca de 300 crianças por ano só em Teixeira de Freitas, tirando-as das ruas e do ócio. Todo o ensino do ICED é gratuito, voltado à população em situação de vulnerabilidade social e tem se mantido por meio de iniciativas privadas, abertura de novas áreas de atuação e contrapartida do Estado.

O ICED preparou Concertos de Aniversário para Teixeira de Freitas
Maestro Orley Silva. Foto Marcio Bayerl

Neste ano, com a decisão da Prefeitura pelo cancelamento da Festa da Cidade e fortalecimento dos eventos juninos, a apresentação de aniversário vai acontecer na Igreja Batista Memorial (IBM). “Nós não podemos parar. O compromisso que temos com essas crianças e com a cidade precisa transpor dificuldades impostas”, explica o maestro Orley Silva ao contar que os trabalhos e a agenda de compromissos seguem, ultrapassando barreiras e, mantendo o ensino de música. Os programas já conduziram muitos meninos, moradores de bairros carentes da cidade, para outras cidades, estados e até para outros países. “Com a música clássica eles sonham e realizam, eles acreditam e se tornam pessoas maiores e mais confiantes”, analisa a presidente do ICED, Gislaine Romana.

Além do OrFs e da Orquestra 9 de Maio, o ICED realiza: “Sua Escola é Uma Orquestra”, um modelo de palestra que mostra a importância do trabalho coletivo; “Orquestrando Ressocializações”, que usa a música como ferramenta de qualificação profissional para internos que precisam ser inseridos na sociedade; o “Quinta Justa”, que faz apresentações eruditas abertas ao público na Sala do Júri do antigo Fórum; “Eruditos Concertos”, evento anual que se dá em espetáculos com a participação de músicos de outros lugares que formam um intercâmbio musical; “Natal em todo o canto”, com apresentações itinerantes pela cidade; e “Encontro de Cordas”, que é um momento de estudo intensivo de música, com reunião de músicos profissionais e estudantes de todos os lugares, inclusive do Exterior, culminando em grandiosos espetáculos abertos ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui