O futuro do passado

“Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados;” (Salmos 77.5)

Quanto vale o passado? Não sejamos apressados em responder. De certa forma, estabelecido está que devemos sempre olhar para o futuro e, quanto ao passado, aprender com ele e seguir em frente. Mas é importante aprendermos um pouco mais sobre isso, pois esta não é toda a história. O passado, ao longo de nossa vida, tem a vocação de tornar-se cada vez mais importante. O futuro do passado é promissor!

O salmista está pensando muito no passado. A razão são suas dores e tristezas. Ele está angustiado com o silêncio de Deus e então lembra-se o quanto Ele falou e fez no passado. Suas lembranças tornam-se fonte de ânimo e alegria. De certa forma, buscar vida no passado tenderá a ser mais frequente, na medida em que os anos avançam. Não devido a sofrimentos, mas porque, com o tempo, com o avançar da vida, o passado ficará maior que o futuro e olharemos mais para trás.

Quando tivermos pouco tempo pela frente e olharmos para trás, o que veremos? Vamos agradecer e sorrir ou sofreremos com arrependimento e remorso? Neste exato momento estamos preenchendo as lembranças que teremos no futuro. Lute para que Deus esteja presente o tempo todo. Priorize pessoas e ame, com atitudes, seus amores. O tempo passa. O passado está crescendo. Não faça dele um inimigo. Nossa alma, algum dia, para viver o presente, falará do passado. Que isso nos leve a sorrir e agradecer. Mas, se continuarmos agindo como estamos, será assim?

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui